Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

IBM cria filme de animação usando átomos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/05/2013


Atores atômicos

Cientistas da IBM criaram o que eles estão chamando de "menor filme do mundo" - não em termos de tempo, mas do tamanho dos "atores".

O filme, chamado "Um Garoto e seu Átomo", é uma animação quadro-a-quadro (stop-motion) feita com alguns dos menores elementos no universo: os átomos.

A animação quadro-a-quadro consiste na exibição rápida de uma sequência de fotografias para criar uma ilusão de movimento.

As fotografias foram feitas usando um microscópio de tunelamento.

"[O microscópio] pesa duas toneladas, funciona a uma temperatura de 268 graus Celsius negativos e amplia a superfície atômica mais de 100 milhões de vezes," disse Christopher Lutz, cientista da IBM.

Operado remotamente por um computador, o microscópio controla uma agulha super-afiada que passa sobre uma superfície de cobre para "sentir" os átomos.

A apenas 1 nanômetro da superfície, a agulha atrai fisicamente átomos e moléculas sobre a superfície e, assim, puxa-os para uma localização específica sobre a superfície.

"Este filme é uma maneira divertida de compartilhar o mundo em escala atômica, abrindo um diálogo com estudantes e outras pessoas sobre as novas fronteiras da matemática e da ciência", justificou Andreas Heinrich, membro da equipe.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Miniaturização
  • Microscópios
  • Micro e Nano Robôs
  • Nanopartículas

Mais tópicos