Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Imagens mostram danos que pararam o LHC, a Máquina do Big Bang

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/12/2008


Quebra no LHC

No dia 17 de Setembro, apenas dois dias depois de ser ligado, o Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês) parou repentinamente para frustração dos cientistas do mundo todo.

O LHC deverá recriar as condições existentes nos instantes iniciais do Big Bang, a grande explosão que teria criado nosso Universo. Entre muitas outras pesquisas, os cientistas esperam descobrir novas partículas e desvendar como é que a matéria emerge de um "nada" sem massa (veja Confirmado: a matéria é resultado de flutuações do vácuo quântico).

Hoje o CERN divulgou as primeiras imagens do ponto mais afetado pelo acidente.

Imagens mostram danos que pararam o LHC, a Máquina do Big Bang

A foto acima mostra como ficaram duas das conexões mais danificadas. As duas seções deveriam estar perfeitamente alinhadas. Cada conexão transmite energia entre os criostatos que contêm os magnetos utilizados na aceleração das partículas.


Imagens mostram danos que pararam o LHC, a Máquina do Big Bang

Técnico observa uma das conexões danificadas.

Criostatos

Imagens mostram danos que pararam o LHC, a Máquina do Big BangO dano foi causado pelo vazamento do hélio usado para manter os supercondutores em temperaturas criogênicas. Quando o hélio atingiu o vácuo existente no interior dos criostatos, uma gigantesca pressão foi liberada instantaneamente, movendo os criostatos por mais de um metro. Até mesmo os seus suportes, fixados no concreto, foram arrancados. O esquema à direita mostra como é feita esta conexão.

Os engenheiros já começaram o conserto do equipamento e os cientistas esperam ter o maior experimento científico da história pronto novamente para funcionar em meados de 2009 (veja LHC, a máquina do Big Bang, começará a funcionar em Julho de 2009).

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Universo e Cosmologia
  • Supercondutores
  • Sondas Espaciais
  • Exploração Espacial

Mais tópicos