Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Ímãs quânticos chegam à temperatura ambiente para otimizar computação

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/11/2023

Ímãs quânticos chegam à temperatura ambiente para otimizar computação
Intercalação do ímã quântico FGT com moléculas de tetrabutilamônio (TBA), gerando um ímã de van der Waals que funciona até altas temperaturas.
[Imagem: Hector Iturriaga et al. - 10.1038/s41699-023-00417-w]

Ímãs de van der Waals

No campo do armazenamento magnético dos dados - seja nas memórias RAM dos computadores ou nos permanentes discos rígidos - o caminho da miniaturização e do adensamento levou naturalmente aos materiais monoatômicos, ou materiais 2D, formados por uma ou poucas camadas de átomos de espessura.

Essa classe de materiais, da qual o grafeno e a molibdenita são os exemplos mais conhecidos, são também conhecidos como materiais de van der Waals, porque essa é a força que mantém suas camadas monoatômicas unidas para formar um sólido 3D completo.

Os primeiros ímãs 2D foram descobertos em 2017, destacando-se os compostos CrI3 (cromo e iodo) e o Cr2Ge2Te6 (CGT, ou telureto de cromo-germânio). Mas, até agora, eles só apresentavam uma ordenação magnética de longo alcance em temperaturas criogênicas.

Essa dificuldade rumo às aplicações práticas acaba de ser vencida por Hector Iturriaga e colegas de várias instituições, que sintetizaram o primeiro ímã de van der Waals que opera não apenas a temperatura ambiente, mas se mantém funcional até 76,6 ºC.

Todas as computações

Se esses chamados ímãs quânticos já eram promissores para a computação quântica, trazê-los para a temperatura ambiente faz com que eles entrem na lista de utilidades também da computação eletrônica tradicional.

E a inovação foi simples: Bastou adicionar um material orgânico de baixo custo - conhecido como tetrabutilamônio - entre as camadas atômicas de um ímã de van der Waals já conhecido, o FGT (Fe3GeTe2).

"Nós demonstramos que um simples tratamento químico em um ímã distinto pode ultrapassar os limites do magnetismo 2D; isso pode ser bastante transformador para a indústria," disse o professor Srinivasa Singamaneni, coordenador da equipe.

Bibliografia:

Artigo: Magnetic properties of intercalated quasi-2D Fe3-xGeTe2 van der Waals magnet
Autores: Hector Iturriaga, Luis M. Martinez, Thuc T. Mai, Adam J. Biacchi, Mathias Augustin, Angela R. Hight Walker, Mohamed Fathi Sanad, Sreeprasad T. Sreenivasan, Yu Liu, Elton J. G. Santos, Cedomir Petrovic, Srinivasa R. Singamaneni
Revista: 2D Materials and Applications
Vol.: 7, Article number: 56
DOI: 10.1038/s41699-023-00417-w
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Magnetismo
  • Computação Quântica
  • Armazenamento de Dados
  • Spintrônica

Mais tópicos