Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

USP Leste terá incubadora tecnológica

Nilbberth Silva - Agência USP - 08/04/2010

USP Leste terá incubadora tecnológica
A mortalidade de empresas incubadas está entre 20 e 30%, enquanto empresas sem suportes tem mortalidade de 80%.
[Imagem: Ag.USP]

USP Leste Tec

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP assinou um convênio com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento para criar uma incubadora de empresas tecnológicas no campus da USP na Zona Leste de São Paulo.

A incubadora, chamada de USP Leste Tec, receberá projetos de inovação tecnológica e que possam, prioritariamente, beneficiar a população da Zona Leste.

Incubadora tecnológica

O convênio prevê um investimento de R$ 842 mil para construir um prédio para a incubadora, que terá uma área de 683 metros quadrados. As obras deverão estar prontas no final de 2010.

A incubadora começará a funcionar em 2011, com capacidade inicial para receber oito empresas.

Atualmente existe apenas uma incubadora tecnológica na cidade de São Paulo, o Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec), sediado no campus da USP no Butantã.

A USP Leste Tec será um espaço para que novas empresas desenvolvam-se até terem um número razoável de clientes e poderem sobreviver sozinhas no mercado. Lá, elas terão salas mobiliadas, plano de saúde e seguro próprios. Além disso, receberão treinamentos de como gerir o negócio e não pagarão impostos nem aluguel.

Vantagens das incubadoras

Segundo Luciane Ortega, professora da EACH e coordenadora do projeto da incubadora, a mortalidade de empresas incubadas está entre 20 e 30%, enquanto empresas sem suportes tem mortalidade de 80%.

Os empreendimentos poderão se beneficiar da troca de conhecimentos entre si e com a universidade. "A incubadora atuará como canal de transferência de conhecimento entre a universidade e a sociedade, apoiando empresas inovadoras de tecnologia", descreve Luciana.

Para serem incubadas, as empresas terão que apresentar um plano de negócios, que será analisado por um comitê da incubadora. Elas também pagarão por alguns serviços específicos, pelo uso de instalações e royalties sobre o lucro.

Os recursos para manter a incubadora virão do governo e de parcerias com instituições como Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Tecnologias sociais

Serão incubadas seis empresas direcionadas para a inovação tecnológica e duas que desenvolvam negócios voltados para resolução dos problemas da Zona Leste utilizando tecnologias sociais - passíveis de serem copiadas gratuitamente por outros moradores da região.

"Os empresários poderão utilizar o know-how dos cursos e interagir com a EACH. A escola vai ter um ambiente onde as pesquisas poderão ser testadas e aplicadas, além de ganhar visibilidade", explica Luciane.

As principais metas da USP Leste Tec são incubar pelo menos 20 empresas no período de cinco anos e graduar a primeira empresa em três anos; obter pelo menos duas patentes por ano a partir do segundo ano de atuação e pagar com sua receita pelo menos 30% das contas.

Parque tecnológico

O projeto é que a USP Leste Tec seja o embrião de uma outra que existirá no parque tecnológico da Zona Leste, projetado pelo governo do estado com a Prefeitura de São Paulo e a EACH.

"O parque tecnológico precisa dar espaço para novas ideias e o lugar mais propício para iniciar a geração de novas ideias é uma incubadora", diz Luciana.

O parque, localizado numa área de 203 mil quilômetros quadrados (km²) próxima ao campus da USP na Zona Leste, integrará grandes empresas, centro de convenções, pavilhão de exposições, auditório, área de serviços e alimentação, edifício comercial e laboratórios da EACH, Faculdade de Engenharia Industrial e Instituto Mauá de Tecnologia. Também estará preparado para abrigar empreendedores e empresas nascentes.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Inovação nas Empresas
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Processos Industriais

Mais tópicos