Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Indústria 4.0 permitirá customização e rastreamento de produtos

Com informações da Agência Brasil - 26/06/2017

Indústria 4.0 permitirá customização e rastreamento de produtos
Engenheiros alemães já estão testando as linhas de montagem da fábrica do futuro.
[Imagem: Fraunhofer IPK]

Produção com informação

Conhecer a origem de cada matéria-prima que compõe um produto, ter a opção de customizá-lo à distância pela internet, acompanhar as condições de transporte e armazenagem. Essas são as possibilidades que o conceito de Indústria 4.0 está fazendo para os consumidores. Para os donos das indústrias, esse modelo propicia monitoramento e manutenção remota de equipamentos, além de economia de energia e de insumos.

Para o pesquisador Paulo Roberto dos Santos, da Universidade Federal do ABC, a principal diferença do processo industrial existente hoje no Brasil em relação a esse novo conceito é a existência de um fluxo de informação em toda a cadeia produtiva. Segundo ele, a troca de dados possibilitará o acesso do gestor e do consumidor às informações sobre cada parte da produção.

"O primeiro [benefício da Indústria 4.0] é a transparência nos negócios. Ela prevê que o fluxo de informação em todo o processo produtivo seja feito de forma automática. Então, todos os dados do processo de produção estão disponíveis para a gestão da empresa," afirmou. Com essas informações em mãos, será possível identificar necessidade de manutenção de equipamentos e ter maior controle sobre os custos operacionais, evitando o desperdício de insumos e de energia.

Produção sustentável

A tecnologia agregada ao conceito de Indústria 4.0 promete também uma produção mais sustentável. "Entendo que essa condição de otimização dos recursos, energia e insumos é inerente à Indústria 4.0, ou seja, ela traz automaticamente esse conceito. Como conheço tudo que está acontecendo no processo, ou seja, eu tenho transparência no processo, fica mais fácil administrar como está a demanda de energia, de insumos. De forma concreta, a Indústria 4.0 é um facilitador para a gestão de sustentabilidade," prevê o pesquisador.

De acordo com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o consenso entre os especialistas é de que "a indústria nacional ainda está em grande parte na transição do que seria a Indústria 2.0, caracterizada pela utilização de linhas de montagem e energia elétrica, para a Indústria 3.0, que aplica automação por meio da eletrônica, robótica e programação".

A entidade acredita que a indústria nacional não pode ignorar o crescimento da Indústria 4.0 no processo produtivo e defende que o país precisa de lideranças fortes e articuladores na indústria, no governo e nas instituições acadêmicas e de pesquisa.

Produtos sob demanda

Para Santos, outra característica considerada importante, principalmente para o setor de alimentos e bebidas, é a rastreabilidade do processo produtivo. Por meio da tecnologia da Indústria 4.0, tanto consumidor como o produtor teriam acesso a todos os dados da vida de um produto alimentício.

"Uma vez aplicado esse conceito na cadeia completa, você pode ter a rastreabilidade desde a fazenda até o consumidor. Basta escanear, no próprio celular, o código do pote de iogurte para saber em que fazenda foi produzido o leite, como foi transportado até a empresa de o beneficiamento, como se transformou em produto final e como foi transportado até o supermercado," exemplifica o pesquisador.

Mesmo a produção de produtos personalizados começaria a partir de um aplicativo no celular ou pelo site do fabricante. "Você faria a especificação [do produto desejado] e o sistema de comando da produção receberia essa informação e faria os ajustes automaticamente, produzindo conforme as características e a necessidade de cada um. Basicamente, estamos falando em ter conectividade," prevê.

Além de personalizar o produto, o consumidor poderia saber, por exemplo, em que estágio da produção está o seu produto, o que foi usado para produzi-lo, como foi a condição de transporte e de armazenagem daquele produto. "Você teria plena rastreabilidade de cada matéria-prima utilizada no processo", diz Santos.

A 33ª edição da Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria de Alimentos e Bebidas (Fispal), que ocorre nesta semana na capital paulista, apresentará o conceito da Indústria 4.0 por meio de uma linha de produção real.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Processos Industriais
  • Robôs
  • Robôs Industriais
  • Transmissão de Dados

Mais tópicos