Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Inglaterra vai testar estradas que recarregam carros elétricos

Com informações da BBC - 13/08/2015

Inglaterra vai testar estradas que recarregam carros elétricos
A ideia é testar a tecnologia por 18 meses antes de decidir se o governo financiará um teste oficial em vias públicas.
[Imagem: Highways England/Divulgação]

A agência de transportes do governo inglês anunciou um projeto para testar a tecnologia de "carregamento veicular sem fios".

O sistema será instalado sob o asfalto em algumas das principais rodovias, evitando que os motoristas precisem parar para recarregar as baterias, aumentando a autonomia dos veículos elétricos.

Já existe um estudo de viabilidade do projeto, e agora a agência abriu uma concorrência para propostas de testes da tecnologia.

Carregamento por indução magnética

Tecnologias de recarga automática das baterias dos veículos elétricos nas estradas já estão em funcionamento em alguns lugares.

Em 2013, a cidade sul-coreana de Gumi reconstruiu uma rua de 12 km permitindo que ônibus elétricos sejam recarregados enquanto trafegam.

O processo é chamado "carregamento por indução magnética" - cabos elétricos enterrados sob o asfalto produzem campos magnéticos, que são absorvidos por um receptor no carro, e convertidos em eletricidade.

No ano passado, a cidade de Milton Keynes, no sudeste da Inglaterra, testou um esquema parecido, porém mais limitado, que recarregava baterias de ônibus elétricos por meio de placas instaladas no meio da rua. O experimento, entretanto, exigia que os veículos parassem por alguns minutos para recarregar a bateria.

Postos de recarga de bateria

"O nosso compromisso é de realizar testes fora das ruas, ou seja, não em vias públicas, em 2016 ou 2017," disse Stuart Thompson, um porta-voz da Highways England. "Ainda é muito cedo para revelar mais. Onde exatamente esses testes acontecerão é algo que ainda não foi decidido."

A ideia é testar a tecnologia por 18 meses antes de decidir se o governo financiará um teste oficial em vias públicas.

Mesmo que o plano não venha a se concretizar, a Highways England já se comprometeu a instalar postos de recarga de bateria a cada 32 km na sua rede de estradas a longo prazo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Tecnologia Automotiva
  • Veículos
  • Baterias

Mais tópicos