Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

InovAtiva Brasil anuncia empresas emergentes selecionadas em 2015

Com informações do MDIC - 29/07/2015


O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) anunciou as 125 empresas emergentes aprovadas para o ciclo de aceleração 2015 do InovAtiva Brasil, programa de capacitação, mentoria e conexão de negócios nascentes.

Para a escolha final, foram avaliados quatro critérios: grau de inovação, potencial de mercado, validação da solução e equipe da empresa emergente.

As 125 empresas selecionadas, de 14 estados apresentaram inovações para setores de tecnologia da informação, agronegócios, automotivo, energia, indústria química, saúde e logística, entre outros.

Nesta segunda etapa, os empreendedores das empresas selecionadas terão acesso a dois novos cursos de capacitação, que serão disponibilizados em agosto e setembro, a sessões de mentoria individuais - quando profissionais experientes ajudam na solução de problemas reais desses negócios -, além da participação em um encontro para treinamento intensivo e estabelecimento de contatos, no qual os participantes receberão diferentes análises sobre seus negócios, participarão de atividades de capacitação em grupo e terão a oportunidade fazer contato com outras empresas emergentes e mentores. Esse encontro está previsto para ser realizado no final de setembro.

Para o secretário de Inovação do MDIC, Marcos Vinícius de Souza, o sucesso do InovAtiva é o somatório entre uma criteriosa escolha dos projetos que participam das etapas finais e uma rede de mentores de alto nível. "Convidamos empreendedores de sucesso, altos executivos de médias e grandes empresas, investidores em empresas emergentes e consultores que auxiliam e orientam os negócios inovadores selecionados no programa. O tempo dessas pessoas é muito valioso", destaca.

Seleção

Sobre a seleção das empresas emergentes, Marcos Vinícius explica que a participação no programa também depende do grau de maturação dos empreendimentos: "Não adianta antecipar certos passos. Para que o InovAtiva traga retorno efetivo para a empresa emergente, é importante que ela preencha determinados requisitos. Um projeto em estágio muito inicial não vai aproveitar todas as oportunidades oferecidos pelo programa."

Até o fim de setembro os empreendedores selecionados deverão produzir e enviar três atividades relacionadas aos novos cursos de capacitação, junto com um vídeo de até três minutos apresentando o projeto. Após essa fase, até 100 empresas emergentes - desse total de 125 selecionadas - seguirão para a fase final do programa, que contará com mais mentoria, dois novos cursos de capacitação e um segundo encontro de mentoria e treinamento.

Para encerrar a edição deste ano, no final de novembro, os finalistas participarão da maior banca de apresentação de empresas emergentes do país, quando poderão mostrar seus negócios a investidores e a grandes empresas.

Mais informações podem ser obtidas no endereço www.inovativabrasil.com.br.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Inovação nas Empresas
  • Investimentos
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Processos Industriais

Mais tópicos