Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Inseto ciborgue terá gerador de energia e mochila

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/11/2011

Inseto ciborgue terá gerador de energia e mochila
O movimento das asas do inseto pode gerar eletricidade suficiente para alimentar pequenos dispositivos, incluindo câmera, microfone e um sensor de gás.
[Imagem: Foto de Erkan Aktakka/SIT]

Inseto robô

Equipes de resgate humanas poderão ser precedidas por "batedores" robóticos em áreas de acidentes.

Esta é a proposta de pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

Segundo eles, as equipes de pronto-atendimento poderão ser substituídas por robôs voadores, mais especificamente, por insetos ciborgues.

Para que isso seja possível, Khalil Najafi e Erkan Aktakka estão desenvolvendo formas de fazer com que os próprios insetos gerem a eletricidade necessária para alimentar os circuitos eletrônicos que eles deverão carregar.

"Com a colheita de energia, nós poderemos alimentar câmeras, microfones e outros sensores, além de equipamentos de comunicação, que o inseto poderá levar a bordo de uma pequena mochila," diz Najafi.

Devidamente equipados, eles poderão ser postos para sobrevoar as áreas de acidente, fazendo levantamentos iniciais para auxiliar as equipes de resgate.

Inseto ciborgue terá gerador de energia e mochila
Este é o primeiro exemplar do besouro ciborgue, por enquanto apenas com os aparatos de geração de energia.
[Imagem: Aktakka et al.]

Gerador piezoelétrico

Haverá também uma bateria, mas a ideia é converter o calor do corpo do inseto e os seus movimentos em eletricidade, usando materiais piezoelétricos e termoelétricos.

Os dois pesquisadores desenvolveram um nanogerador piezoelétrico em formato espiral, o que o torna capaz de maximizar a potência gerada por área.

Embora ainda não tenha sido testado, as asas poderão ainda ser recobertas com células solares flexíveis, aumentando a geração de energia quando o inseto resolver descansar.

Como a abordagem é bem menos frankensteiniana do que implantar um chip no cérebro de uma mariposa, não deverá ser difícil obter anuência dos órgãos de proteção aos animais.

Controlar o voo dos insetos também não parece ser um problema, o que já foi feito por uma equipe da Universidade de Berkeley:

Bibliografia:

Artigo: Energy scavenging from insect flight
Autores: Ethem Erkan Aktakka, Hanseup Kim, Khalil Najafi
Revista: Journal of Micromechanics and Microengineering
Vol.: 21 095016
DOI: 10.1088/0960-1317/21/9/095016
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Sensores
  • Biomecatrônica
  • Fontes Alternativas de Energia

Mais tópicos