Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Instituto brasileiro é maior editor de matemática da Wikipédia

Com informações da Agência Fapesp - 06/07/2018

Instituto brasileiro é maior editor de matemática da Wikipédia
Equipe do Neuromat, sediado na USP.
[Imagem: Rodrigo Argenton]

Wikipedia com selo de qualidade

O conteúdo sobre matemática na Wikipédia em português ficou mais consistente, confiável e amplo nos últimos dois anos.

Isso porque, de lá para cá, o Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat), uma unidade pesquisa mantido pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), tornou-se a maior instituição no mundo em geração de conteúdo matemático de forma estruturada e reportada para a enciclopédia on-line, de acordo com o monitor institucional da própria Wikipédia.

Até agora, a força-tarefa de difusão de conteúdo matemático criada no Neuromat resultou em 19,6 milhões de visualizações de páginas de conteúdos matemáticos na Wikipédia.

A equipe do centro de pesquisa criou 4,24 mil novos verbetes e outros 21,8 mil foram melhorados. As buscas e visualizações desses verbetes intensificaram-se quase que instantaneamente após o trabalho do NeuroMat. Apenas o verbete mais buscado, referente a desvio padrão, tem 294 mil visualizações até junho deste ano, seguido pelo mediana, com 204 mil visualizações.

Inicialmente a equipe selecionou para trabalhar 14 verbetes - sobre temas como distribuição normal ou distribuição de probabilidade -, considerados a base da estatística e que atendiam ao objetivo de criar recursos educacionais abertos na internet. Eles foram criados, melhorados ou ampliados e cada um deles tem, em média, 200 mil acessos por mês. Depois os conceitos mais avançados e trabalhados no próprio NeuroMat foram ganhando verbetes completos na Wikipédia.

O grupo também escreve novos verbetes ou versões melhoradas de temas que unem neurociência e matemática, como os de doença de Parkinson, Alzheimer e lesão do plexo braquial.

Bolsista wiki

Paralelamente ao trabalho de ampliar e aprofundar os conteúdos de matemática na enciclopédia on-line, o NeuroMat passou a ser um centro de discussão de práticas de difusão wiki, e possibilitou então o primeiro bolsista wikipedista de iniciação científica do Brasil e promoveu encontros, os chamados Edit-a-thons - maratonas de edição de textos para a Wikipédia -, além dos treinamentos técnicos (Wikidata Labs) com especialistas e colaboradores experientes da Wikipédia. A última edição do Wikidata Labs, realizada em junho deste ano, contou com a participação de dois dos principais nomes internacionais dos projetos Wikimedia, Andrew Lih, da Universidade Americana, e Magnus Manske, da Universidade de Cambridge.

Com a experiência de fazer difusão de conteúdos via Wikipédia e o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho, o grupo passou a ser procurado por outros museus e centros de pesquisa interessados em divulgar conteúdos pela enciclopédia on-line. "Passamos a fazer a difusão da difusão", disse Fernando da Paixão.

Um dos projetos em parceria foi a difusão de vídeos e imagens e material didático da Matemateca, um projeto com o Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, que pode ser usado por professores e leigos. Outra parceria resultou na disponibilização de fotos do acervo do Museu de Anatomia Veterinária da Universidade de São Paulo (MAV-USP) na Wikipédia. Com a iniciativa, estudantes, acadêmicos ou apenas curiosos têm acesso a mais de 400 arquivos que mostram, por exemplo, o estômago de bovinos e o pulmão de um cavalo. Há ainda a parceria com o Museu do Ipiranga, que permitiu o acesso aberto a obras digitalizadas na Wikipédia.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sites de Pesquisa
  • Software e Programação
  • Saúde e Reabilitação
  • Software Livre

Mais tópicos