Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Intel e Fapesp querem hardware pós-quântico

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/09/2015


Criptografia para computadores quânticos

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Intel anunciaram uma chamada conjunta de propostas para financiar pesquisas sobre a implementação de hardware em criptografia pós-quântica.

O rápido desenvolvimento da tecnologia de computação quântica trouxe à tona o potencial para algoritmos de tempo polinomial para a solução de problemas matemáticos complexos de criptografia de chave pública moderna (fatoração de inteiros, logaritmo discreto, logaritmo discreto de curva elíptica).

A criptografia pós-quântica explora algoritmos de chave pública alternativos que poderão ser resistentes a ataques a computadores quânticos com a utilização do algoritmo de Shor.

A nova chamada está aberta a propostas de pesquisa que levem a uma melhor compreensão comparativa de abordagens em criptografia pós-quântica e a novas técnicas de otimização baseadas em métricas tais como: complexidade de implementação; desempenho; exigências energéticas; tamanho do código; tamanho da estrutura de dados; exigências de armazenamento; e vulnerabilidade a ataques de canais laterais.

Comprometimento

As propostas de pesquisa, que deverão ser focadas no hardware voltado a cada assunto, poderão incluir softwares para o desenvolvimento rápido e a máxima flexibilidade na construção de protótipos e de estudos de desempenho de cada solução.

A expectativa é financiar projetos com até dois anos de duração, que poderão ter o suporte renovado anualmente caso tenham progresso satisfatório e comprometimento contínuo na direção da pesquisa.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Criptografia
  • Computação Quântica
  • Supercomputadores

Mais tópicos