Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Interface flexível configura celulares para idosos

Com informações do ICMC - 27/03/2012


Programa adaptável

Pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, estão desenvolvendo uma solução computacional que permite que a interface de telefones celulares seja adaptada às necessidades dos idosos.

O sistema desenvolvido por Jó Ueyama e Vinícius Gonçalves, chamado FlexInterface, detecta problemas de utilização e oferece uma reconfiguração na interface do dispositivo, adequando-se ao perfil do usuário idoso.

Segundo os pesquisadores, os celulares são geralmente desenvolvidos para a população jovem, enquanto os idosos, além de terem um perfil de utilização muito diferente, geralmente possuem restrições visuais e auditivas.

"Nossa proposta é ter a interface se adaptando ao perfil de cada usuário", conta o professor Ueyama. "Por exemplo, para um usuário com déficit de visão, o sistema consegue detectar esse problema e disponibilizar ao idoso uma fonte e um teclado maior para permitir que ele conclua sua tarefa".

Interfaces flexíveis

O FlexInterface não é exatamente um aplicativo, mas um programa com funcionalidade genérica - um framework -, que dá suporte ao design e desenvolvimento de interfaces flexíveis, permitindo que a aplicação vá ao encontro das necessidades do usuário durante sua interação com o dispositivo.

O sistema é baseado no middleware (programa que faz a mediação entre sistema operacional e os aplicativos) OpenCom, da Universidade de Lancaster (Inglaterra), e foi desenvolvido para o sistema operacional Android.

"Com o FlexInterface é possível detectar a dificuldade de cada usuário com base na entropia da cadeia de Markov. Por exemplo, na ocorrência de três erros de digitação, o sistema adapta-se com letras maiores para facilitar a visualização," explica Vinícius.

Teste de campo

Outro ponto interessante é que a pesquisa não trata somente da proposta, mas também busca testar a solução.

Os pesquisadores perceberam que ainda não há um método específico para avaliar interfaces flexíveis de usuários idosos, então propuseram em seu trabalho uma abordagem para avaliá-las.

Durante os experimentos, os pesquisadores observaram idosos de vários perfis, classes sociais e níveis de escolaridade. Frente à diversidade de requisitos apresentada por esses indivíduos, investiu-se em esforços para o desenvolvimento de soluções que contemplem o maior número possível de usuários.

Para sair dos laboratórios, a professora Vânia Neris, que também compõe a equipe, está coordenando um projeto para a avaliação do novo sistema junto ao Centro de Referência de Assistência Social, entidade que trabalha com idosos na cidade de São Carlos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Interfaces
  • Software e Programação
  • Software Livre
  • Equipamentos Eletrônicos

Mais tópicos