Espaço

Internautas escolhem novo alvo para telescópio Hubble

Agência Fapesp - 04/03/2009

Internautas escolhem novo algo para telescópio Hubble
Esta é a imagem que se tem atualmente da ARP-274, do grupo NGC 5679. Espera-se que o Hubble faça uma imagem que permita compreender o processo que está ocorrendo nesse trio de galáxias.
[Imagem: Halton C. Arp / NED / Caltech]

E o vencedor é... Arp 274. Trata-se de um grupo de galáxias, cujas forças gravitacionais estão levando uma de encontro às outras, que foi escolhido pelo público em votação pela internet como novo alvo do telescópio espacial Hubble.

Galáxias Arp

De um total de 140 mil votos desde 28 de janeiro, 48% escolheram entre seis candidatos as galáxias espirais catalogadas pelo astrônomo norte-americano Halton Arp em seu célebre Atlas de Galáxias Peculiares, publicado em 1966 com 338 galáxias incomuns seja em tamanho, forma ou composição, que geralmente são resultado de interações entre galáxias.

As galáxias que serão observadas estão começando a interagir. A maior parte de suas espirais ainda está intacta, mas, segundo os astrônomos responsáveis pela iniciativa do Hubble, há evidência de distorções promovidas pelas forças gravitacionais.

Fusão de galáxias

Quando galáxias interagem e se fundem as nuvens de gás dentro de cada uma formam um enorme número de novas estrelas e de agrupamentos de estrelas, além de muita poeira, o que resulta em um espetáculo muito fotogênico.

Mas os astrônomos esperam que a observação inédita da Arp 274 resulte não apenas em belas imagens, mas também em detalhes nunca antes vistos do grande choque galáctico.

Ano Internacional da Astronomia

As observações integram as comemorações do Ano Internacional da Astronomia e serão realizadas de 2 a 5 de abril. Uma imagem resultante será publicada durante o período.

O Telescópio Espacial Hubble é uma cooperação internacional entre as agências espaciais dos Estados Unidos (Nasa) e da Europa (ESA) e é administrado pelo Centro de Vôo Espacial Goddard, da Nasa. As operações científicas são conduzidas pelo Instituto Científico do Telescópio Espacial.

A imagem da Arp 274 será divulgada em: http://youdecide.hubblesite.org no início do mês de Abril.