Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Invento evita evaporação de represas e gera energia

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/02/2015

Invento evita evaporação de represas e gera energia
O aparato funciona como uma capa protetora para a superfície da água, diminuindo o fluxo de evaporação.
[Imagem: RePower Design]

Antievaporadores

Se as chuvas não enchem as represas, pode ser possível evitar que uma parte da água evapore, restando mais para abastecer a população ou gerar energia.

Esta é a ideia de Moe Momayez e Nathan Barba, da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.

Eles desenvolveram uma estrutura, que batizaram de Hexocover, que não apenas retarda a evaporação da água, como também pode servir de suporte para a geração de energia.

O dispositivo é formado por painéis hexagonais flutuantes que conectam bolas de 10 centímetros de diâmetro, formando uma capa protetora para a superfície da água, diminuindo o fluxo de evaporação.

Os dois inventores afirmam que o Hexocover - cuja estrutura é toda feita de plástico - pode suportar painéis solares, que aproveitariam a área para gerar eletricidade.

Simplificação

O protótipo é repleto de acessórios para ajudar a vender a ideia, incluindo sistema de propulsão, GPS e conexão sem fios, que permitem que os painéis sejam movimentados ou rearranjados à distância.

Mas talvez o grande teste a ser aplicado pelo mercado seja o do custo: cobrir grandes represas é uma ótima ideia para preservar os recursos hídricos, mas não pode sair mais caro do que construir outra represa.

A tecnologia já foi licenciada para uma empresa privada, que pretende abrir seu mercado atendendo as necessidades de empresas mineradoras, que precisam manter represas altamente controladas para evitar o vazamento de rejeitos tóxicos ou poluentes - e não conseguem ampliá-las facilmente.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Energia Solar
  • Monitoramento Ambiental
  • Exploração Marítima

Mais tópicos