Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Itaipu rompe barreira inédita dos 100 milhões de MWh

Com informações da Agência Brasil - 22/12/2016

Itaipu rompe barreira inédita dos 100 milhões de MWh
A usina deverá fechar 2016 com produção acima dos 102 GWh.
[Imagem: Caio Coronel/Itaipu]

Maior hidrelétrica do mundo

A Usina de Itaipu é a primeira hidrelétrica do mundo a gerar 100 milhões de megawatts-hora (MWh), segundo a empresa brasileiro-paraguaia. A marca foi alcançada nessa terça-feira (20), às 23h16.

O volume de energia gerada de janeiro até agora é 33% superior ao previsto no Tratado de Itaipu, que estabeleceu como 75 milhões de MWh anuais como meta de produção.

Os 100 milhões de MWh produzidos pela Usina de Itaipu seriam suficientes para atender ao mercado brasileiro de eletricidade por um período de dois meses e 16 dias, e o paraguaio durante sete anos e 17 dias.

No sábado (17), Itaipu já havia quebrado o recorde mundial de geração de energia elétrica ao ultrapassar os 98,8 milhões de MWh produzidos pela Usina Três Gargantas, na China, em 2014.

Com o resultado, a empresa binacional reassumiu a liderança mundial no setor.

Meta de 102 GWh

Uma combinação de fatores contribuiu para o bom desempenho, de acordo com a empresa: a afluência regular do Rio Paraná, a alta demanda de eletricidade no Brasil e no Paraguai, a otimização do uso dos recursos naturais e o elevado desempenho dos equipamentos.

Segundo o diretor-técnico executivo de Itaipu, Airton Dipp, a usina deve fechar o ano com produção acima dos 102 milhões de MWh.

"Repetir essa marca é possível, mas superar os 102 milhões de MWh é muito difícil, porque temos uma limitação que são os 14 mil megawatts instalados de potência. Eles limitam a produção a uma faixa nesse nível", disse. "É claro que tem as condições hidrológicas [de chuvas], que foram favoráveis em 2016, e também a alta demanda [por energia] de Brasil e Paraguai. Este ano foi excepcional e dificilmente vai se repetir".

Itaipu e Três Gargantas

Segundo projeções de Itaipu, a usina chinesa de Três Gargantas, que fechou novembro com a geração em torno de 83 milhões de MWh, deve ter uma produção total de 90 milhões de MWh em 2016.

Com 22,4 mil megawatts de potência instalada, contra 14 mil MW de Itaipu, a usina chinesa começou a operar a plena carga em 2012.

No entanto, embora com capacidade instalada de equipamentos superior, Três Gargantas só conseguiu produzir mais do que Itaipu em 2014, quando o Brasil enfrentava grande seca e a geração hídrica foi prejudicada.

Desde sua entrada em operação, em maio de 1984, Itaipu já gerou 2,4 bilhões de MWh, o que representa a maior produção de energia acumulada do mundo. Essa energia seria suficiente para suprir o consumo de todo o planeta por 40 dias.

Itaipu responde por 18% de toda a energia elétrica consumida no Brasil e atende a 82% do consumo paraguaio de eletricidade.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Geração de Energia
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Células a Combustível
  • Baterias

Mais tópicos