Espaço

Kepler irá ao espaço em 2010

Agência Fapesp - 23/02/2009

Kepler vai ao espaço em 2010
Visão artística do ATV ("Automated Transfer Vehicle") Johannes Kepler.
[Imagem: ESA]

Movimento planetário

Depois de Júlio Verne, Johannes Kepler. O segundo veículo de transferência automatizada (ATV, na sigla em inglês) da Agência Espacial Europeia (ESA) receberá o nome do astrônomo e matemático alemão responsável pelo descobrimento das leis de movimento planetário.

Segundo a ESA, o veículo deverá ser lançado em meados de 2010, para levar experimentos, equipamentos e peças de reposição, além de alimentos, água e ar para a tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS).

Este ano será comemorado o 400º aniversário da publicação de uma das mais influentes obras de Kepler (1571-1630), a Astronomia Nova.

Recarregamento automatizado

"Estamos orgulhosos de que o segundo ATV europeu levará o nome de Kepler, que reflete como o papel da Europa na exploração humana do espaço tem suas raízes em uma longa tradição de progressos científicos e tecnológicos", disse Simonetta Di Pippo, diretora de voos espaciais tripulados da ESA.

"A próxima missão do ATV será uma confirmação do compromisso e do interesse da Europa no futuro da Estação Espacial Internacional", afirmou.

Em 2008, a bem-sucedida missão do Júlio Verne demonstrou a importância do veículo de transferência automatizada para a logística e operação da ISS. Em seu primeiro vôo, o ATV europeu levou seis toneladas de carga e removeu 2,5 toneladas de lixo - veja Cargueiro espacial europeu Júlio Verne atraca-se automaticamente à ISS.