Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Lançado primeiro modelo de linguagem aberta de IA em português

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/05/2023

Lançado primeiro modelo de linguagem aberta de IA em português
A expectativa é que a liberação de todo o sistema em código aberto leve à ampliação do sistema e a aplicações prontas para uso.
[Imagem: Alexandra_Koch/Pixabay]

ChatPTBR

Albertina PT é o nome do primeiro grande modelo de inteligência artificial generativa para a língua portuguesa.

O programa consegue gerar textos sobre qualquer assunto em português para ambas as variantes, do Brasil e de Portugal.

Gratuito, de código aberto e de acesso universal, e já disponível, o programa foi criado por pesquisadores das universidades de Lisboa e do Porto, em Portugal.

São esses tipos de modelos de linguagem que servem de base para toda a gama de aplicativos de IA que estão na moda, dos chatbots à tradução automática.

Embora ainda não alcance o rendimento de ferramentas mais maduras, como ChatGPT, a equipe garante que o desempenho apresentado pelo programa estabelece o estado da arte para o português no que diz respeito aos modelos de linguagem neural abertos e publicados.

"Este é um marco histórico muito importante na preparação tecnológica da língua portuguesa para a era digital," disse o professor António Branco, coordenador do projeto.

Albertina PT

Com 900 milhões de parâmetros, o Albertina PT foi agora colocado à disposição de qualquer interessado, sobretudo, pesquisadores e desenvolvedores de organizações públicas e privadas.

Isto significa que ele ainda não está instalado em um servidor que possa ser acessado: O código todo está disponível para quem queira fazer isto.

A expectativa é que a liberação de todo o sistema em código aberto leve à ampliação do sistema e a aplicações mais prontas para uso e que possam contar com servidores capazes de atender à demanda do público.

"As versões Albertina PT-PT e PT-BR são distribuídas gratuitamente e sob as regras mais permissivas de licença possíveis e pode ser executado em hardware de consumo, buscando assim contribuir para o avanço da pesquisa e inovação em tecnologia de linguagem para o português," escreveu a equipe.

Os interessados no sistema podem obter todas as informações necessárias no artigo publicado pela equipe (veja Bibliografia), e o sistema propriamente dito está no endereço https://huggingface.co/models?other=albertina-pt*.

Bibliografia:

Artigo: Advancing Neural Encoding of Portuguese with Transformer Albertina PT-*
Autores: João Rodrigues, Luís Gomes, João Silva, António Branco, Rodrigo Santos, Henrique Lopes Cardoso, Tomás Osório
Revista: arXiv
DOI: 10.48550/arXiv.2305.06721
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software Livre
  • Software e Programação
  • Inteligência Artificial
  • Computadores

Mais tópicos