Plantão

Lançado segundo satélite para fotografar Terra a cada 5 dias

Lançado segundo satélite para fotografar Terra a cada 5 dias
Os dois satélites estão na mesma órbita, separados por 180º. A cada 5 dias eles fotografarão a Terra inteira em alta resolução.[Imagem: ESA]

Mapas contínuos da Terra

A agência espacial europeia (ESA) lançou com sucesso o satélite Sentinel-2B. Juntamente com seu par, o Sentinel-2A, agora será possível fazer um mapa da Terra inteira a cada 5 dias.

Os dois satélites idênticos - o Sentinel-2A foi lançado em junho de 2015 - foram colocados na mesma órbita, mas separados por 180°. A cada cinco dias, os dois cobrirão todas as superfícies terrestres, grandes ilhas e águas interiores e costeiras entre as latitudes 84°S e 84°N.

Cada satélite transporta uma câmara multiespectral de alta resolução inovadora, com 13 faixas espectrais, para captar várias perspectivas do solo e da vegetação. A combinação das novas capacidades espectrais de alta resolução, um campo de visão de 290 km e tempos de revisão frequentes, proporcionará uma visão sem precedentes da Terra.

Agricultura e mais

A informação proveniente desta missão deverá ajudar a melhorar as práticas agrícolas, monitorar florestas, detectar a poluição em lagos e águas costeiras e contribuir para o mapeamento de desastres ambientais.

"Com este lançamento estamos dando mais um passo em direção ao avanço do programa Copernicus, que será o sistema mais sofisticado do mundo de observação da Terra. E estamos planejando adicionar mais dois satélites à constelação nos próximos meses: o Sentinel-5P e o Sentinel-3B," disse Jan Woerner, diretor-geral da ESA.

A rede de monitoração ambiental Copernicus será composta por seis famílias de satélites, cada uma especializada em uma área, de forma a fornecer informações sobre as superfícies terrestres, oceânicas e atmosféricas do planeta.

Lançado segundo satélite para fotografar Terra a cada 5 dias
Os satélites gêmeos fazem parte do maior esforço para observação da Terra. [Imagem: ESA]

Família de satélites sentinelas

  • Sentinel-1: Satélite de radar para ver a superfície da Terra em qualquer condição climática.
  • Sentinel-2: Detectores de vários comprimentos de onda para estudar principalmente alterações no solo.
  • Sentinel-3: Semelhante ao S2, mas ajustado para observar propriedades e comportamento do oceano.
  • Sentinel-4: Sensor de órbita elevada para medir gases atmosféricos.
  • Sentinel-5: Sensor atmosférico de órbita baixa para ajudar a monitorar a qualidade do ar.
  • Sentinel-6: Versão futura da série Jason de longa duração para observação dos níveis dos oceanos.





Outras notícias sobre:

Mais Temas