Plantão

Lançamento do ônibus espacial Discovery é adiado novamente

Lançamento do ônibus espacial Discovery é adiado novamente
Aparentemente os problemas no grande tanque do ônibus espacial são mais sérios do que pareciam inicialmente. [Imagem: NASA/Jack Pfaller]

A NASA anunciou que o último lançamento do ônibus espacial Discovery não poderá ser feito em 3 de Fevereiro, conforme previsto.

Inicialmente previsto para 5 de Novembro de 2010, o lançamento já sofreu uma série de adiamentos, depois que foram descobertas rachaduras no tanque principal do ônibus espacial.

Aparentemente os problemas são mais sérios do que pareciam inicialmente.

Segundo nota divulgada pela agência espacial, ainda há revisões a serem feitas e "potenciais modificações adicionais ainda estão por ser definidas". E isto não poderia ser feito até o fim de Janeiro.

A nova data prevista para o lançamento somente será definida na quinta-feira da semana que vem.

Além das trincas originais no tanque externo, quatro outras foram descobertas durante um exame de raio X.

No dia 22 de Dezembro, o ônibus espacial foi retirado da torre de lançamento e voltou para a garagem, onde estão sendo feitos os consertos.

Já está definido que todas as 32 longarinas do tanque externo, semelhantes às duas que apresentaram trincas, serão reforçadas, embora as causas do problema ainda não estejam claras.

Além de uma série de peças sobressalentes para a Estação Espacial Internacional, a missão STS-133 levará para o espaço um novo laboratório e um robô espacial.





Outras notícias sobre:

Mais Temas