Eletrônica

Laser líquido identifica genes indicadores de doenças

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/02/2012

Laser líquido identifica genes indicadores de doenças
A emissão do laser líquido é usada para amplificar as pequenas diferenças na luminosidade das moléculas sinalizadoras conforme elas se ligam a fitas de DNA com diferentes perfis genéticos.
[Imagem: Christopher Burke]

Identificando genes

Desde o fim do Projeto Genoma Humano cresceu muito o conhecimento sobre a associação entre doenças e genes.

Mas não é fácil identificar uma determinada mutação genética nas células de uma pessoa, em busca, por exemplo, de um gene indicador de um câncer.

A técnica atual consiste em usar corantes fluorescentes e moléculas biológicas especiais, que encontram e se ligam às fitas do DNA mutado.

Quando estabelecem a ligação, essas moléculas sinalizadoras emitem um brilho, que pode ser detectado.

Infelizmente, a técnica está longe de ser perfeita, o que inviabiliza, por exemplo, seu uso em exames clínicos.

O fato é que as moléculas sinalizadoras gostam de se ligar também a DNAs "saudáveis", gerando um brilho que é muito difícil de distinguir de um "positivo verdadeiro".

Laser líquido

Isto pode ser melhorado, e muito, com o uso de lasers líquidos, ou lasers aleatórios.

É o que garantem Xudong Fan e seus colegas da Universidade de Michigan nos Estados Unidos.

A luz do laser é usada para amplificar as pequenas diferenças entre os falsos positivos e os verdadeiros positivos - o princípio é o mesmo da conversão analógico para digital.

Enquanto a diferença entre os dois sinais na técnica tradicional é de alguns décimos por cento, com a amplificação do laser o positivo verdadeiro fica centenas de vezes mais brilhante, aumentando muito a eficácia do rastreamento dos genes.

Os lasers líquidos amplificam a luz fazendo-a passar por um corante, em vez de um cristal, como acontece nos lasers de estado sólido.

Artigo: Distinguishing DNA by Analog-to-Digital-like Conversion by Using Optofluidic Lasers