Energia

Laser mais potente do mundo dispara 2 petawatts

Laser mais potente do mundo dispara 2 petawatts
O LFEX será usado em pesquisas experimentais de fusão nuclear. [Imagem: Osaka University]

Laser mais poderoso do mundo

Físicos da Universidade de Osaka, no Japão, dispararam com sucesso o laser mais poderoso do mundo.

Cada pulso do laser tem uma potência de 2 petawatts - 2 quatrilhões de watts. O pulso contém cerca de 100 vezes mais energia do que o laser mais potente existente até agora.

Apesar dessa potência inédita e dos seus 100 metros de comprimentos, o laser não requer muita energia para ser disparado, já que cada um dos seus pulsos dura apenas um picossegundo - um trilionésimo de segundo.

Nesse pulso concentrado há cerca de 1.000 vezes mais energia do que o consumo mundial de eletricidade num dado momento.

Laser para fusão nuclear

Para gerar um laser de 2 petawatts com emissão contínua seria necessário mais energia do que a produzida em todo o mundo hoje.

Embora isso descarte qualquer projeto de Estrela da Morte por enquanto, o laser pulsado é de grande interesse em vários campos científicos, particularmente no campo da fusão nuclear.

É por isto que a estrutura é chamada LFEX (Laser for Fast Ignition Experiments - laser para experimentos de ignição rápida).

E a equipe afirma que esta foi apenas a primeira demonstração do potencial de sua nova configuração, que eles esperam poder chegar a 10 petawatts de potência em um futuro próximo.

Bibliografia:

High-energy-density plasmas generation on GEKKO-LFEX laser facility for fast-ignition laser fusion studies and laboratory astrophysics
S. Fujioka, Z. Zhang, N. Yamamoto, S. Ohira, Y. Fujii, K. Ishihara, T. Johzaki, A. Sunahara, Y. Arikawa, K. Shigemori, Y. Hironaka, Y. Sakawa, Y. Nakata, Junji Kawanaka, H. Nagatomo, H. Shiraga, N. Miyanaga, T. Norimatsu, H. Nishimura, H. Azechi
Plasma Physics and Controlled Fusion
Vol.: 54, 124042
DOI: 10.1088/0741-3335/54/12/124042




Outras notícias sobre:

Mais Temas