Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Laser mais potente do mundo entra em operação

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/04/2008

Laser mais potente do mundo entra em operação
Parte óptica de acionamento do laser mais potente do mundo.
[Imagem: University of Texas]

Entrou em operação, na Universidade do Texas, Estados Unidos, o mais poderoso raio laser do mundo, ultrapassando a marca de 1 petawatt de potência. 1 petawatt equivale a 1015 watts.

Brilho instantâneo

O super laser é mais brilhante do que a superfície do Sol. Com a diferença que ele brilha apenas por um breve instante de cada vez - um trilionésimo de segundo, ou 10- 13 segundos. Durante esse instante, ele tem mais potência do que todas as usinas de geração de eletricidade dos Estados Unidos juntas.

O laser mais poderoso do mundo será utilizado para criar e estudar a matéria em algumas das condições mais extremas do Universo, incluindo gases a temperaturas mais altas do que as encontradas no Sol e sólidos submetidos a pressões de bilhões de atmosferas.

Universos em miniatura

Os cientistas poderão estudar vários fenômenos astronômicos em miniatura, incluindo amostras de supernovas, estrelas e plasmas de alta densidade, só encontrados nas anãs brancas. Eles também poderão ter "insights" sobre como desenvolver a fusão nuclear de forma controlada.

"Nós poderemos aprender sobre esses gigantescos objetos astronômicos a partir de reações minúsculas no laboratório por causa da similaridade das equações matemáticas que descrevem os eventos," explica o cientista Todd Ditmire.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Raios Laser
  • Universo e Cosmologia
  • Telescópios
  • Fotônica

Mais tópicos