Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Latinoware apresenta programas que estarão disponíveis gratuitamente

Lúcia Nórcio - Agência Brasil - 11/11/2010


Software público

Três produtos que serão lançados na Conferência Latino-Americana de Software Livre, a Latinoware 2010, estarão disponíveis gratuitamente no portal Software Público, endereço eletrônico onde o governo brasileiro divulga programas de computador gratuitos, prontos para uso e compartilhamento com a sociedade e outros órgãos governamentais.

"Eles vão se somar aos 40 softwares já existentes e que contam com a participação de cerca de 180 mil usuários", disse Corinto Meffe, gerente de Inovações Tecnológicas do Ministério do Planejamento.

Uma dos programas foi desenvolvido pela prefeitura de Guarulhos (SP), que aproveitou a experiência do Provão do Ministério da Educação para criar a Provinha Brasil, que pode ser aplicada nas escolas municipais. A Latinoware 2010 está ocorrendo em Foz do Iguaçu (PR).

Software livre

Os softwares disponíveis no portal público são compilados pelo governo federal com a participação de municípios, empresas e universidades.

Segundo o gerente, essa parceria mostra que o modelo de software livre adotado pelo governo federal é robusto, confiável e capaz de alavancar oportunidades e de proteger os usuários. "Cada vez mais, as empresas estão nos procurando porque estão percebendo oportunidades de negócios no modelo de software livre do governo", disse Meffe.

A economia que as empresas fazem ao usar programas de computador que podem ser copiados, estudados, modificados e redistribuídos é difícil de ser medida. De acordo com Meffe, há custos para as empresas que adotam os programas abertos.

"Existem muitos dados agregados e o que temos percebido é que a ponta acaba absorvendo a informação de que todo o processo é gratuito. Isso não é verdade. É um modelo que vai exigir recursos com instalação, suporte e desenvolvimento. Tem economia de custo, mas as empresas precisam entender que estão adquirindo um modelo novo e que precisam cuidar para que ele funcione bem," alertou Meffe.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software Livre
  • Sites de Pesquisa
  • Software e Programação
  • Políticas de Ciência e Tecnologia

Mais tópicos