Eletrônica

LED melhora 122% trocando silício por cobre

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/06/2012

LED melhor 122% trocando silício por cobre
Em comparação com os LEDs comuns, fabricados sobre silício, a luz emitida pelo LED sobre cobre melhorou 122%.
[Imagem: Chen et al./AIP]

Efeito de confinamento quântico

Pesquisadores chineses conseguiram pela primeira vez substituir o silício pelo cobre na fabricação de LEDs.

Tufu Chen e seus colegas da Universidade Sun Yat-sen conseguiram transferir o semicondutor nitreto de gálio (GaN), crescido inicialmente sobre uma pastilha de silício, para uma camada de cobre.

E não foi apenas uma questão de "replantio".

O substrato de cobre permitiu que os cristais de nitreto de gálio liberassem estresses internos gerados quando eles são cultivados sobre o silício.

Esse "relaxamento" permitiu a minimização do chamado "efeito de confinamento quântico", um problema que reduz a eficiência dos LEDs.

LED melhor 122% trocando silício por cobre
O "relaxamento" dos cristais permitiu a minimização do chamado "efeito de confinamento quântico", um problema que reduz a eficiência dos LEDs.
[Imagem: Chen et al./AIP]

LED fenomenal

Segundo os pesquisadores, esse ganho, considerado "fenomenal", deveu-se a uma série de fatores, gerados pela mudança do silício para o cobre:

• remoção do substrato absorvente;
  • inserção de um metal refletor entre a estrutura do LED e o substrato;
  • eliminação do "sombreamento" causado pelo eletrodo;
  • rugosidade da superfície exposta, que melhorou a orientação do cristal sobre o substrato.

Artigo: Crack-free InGaN multiple quantum wells light-emitting diodes structures transferred from Si (111) substrate onto electroplating copper submount with embedded electrodes