Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

LEDs em tecidos são fabricados em processo industrial

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/08/2015

LEDs em tecidos são fabricados em processo industrial
Fabricantes de materiais esportivos e camisas para jogadores e atletas certamente irão adorar.
[Imagem: KAIST]

Revestimento por imersão

Fabricar LEDs em forma de fibras - que podem então formar a trama dos tecidos eletrônicos - pode ser mais fácil do que se previa.

Seonil Kwon, do instituto KAIST, na Coreia do Sul, descobriu que fabricar um LED em forma de fibra pode ser tão simples quanto mergulhar a fibra na solução adequada.

A essência da técnica é um conhecido processo industrial, chamado revestimento por imersão (dip coating). A fibra é mergulhada na solução, que se deposita para formar camadas de materiais orgânicos que dão origem aos LEDs.

O controle preciso da deposição das camadas gerou LEDs de alta luminosidade, muito superior à de outros LEDs flexíveis.

Kwon testou a criação dos LEDs orgânicos em várias estruturas, mas os cilindros se mostraram particularmente bons para o trabalho, permitindo ajustar a espessura da camada de revestimento com precisão nanométrica.

Telas tecidas

A equipe afirma que esta tecnologia poderá acelerar a comercialização dos computadores de vestir e outros dispositivos incorporados nas roupas.

Por se tratar de um processo já conhecido, os dispositivos eletrônicos poderão ser criados no sistema rolo a rolo, de alta velocidade, e em materiais que vão das fibras individuais às folhas flexíveis de plástico e até metal.

A grande expectativa é que essas fibras possam ser tecidas para a criação de telas flexíveis em roupas e outros materiais moles - os fabricantes de materiais esportivos e camisas para jogadores e atletas certamente irão adorar.

"Nossa pesquisa vai se tornar a tecnologia central no desenvolvimento de diodos emissores de luz sobre fibras, que são elementos fundamentais dos tecidos. Esperamos conseguir baixar a barreira de entrada no mercado das telas de vestir," disse o professor Kyung Choi, coordenador da equipe.

Bibliografia:

Artigo: High Luminance Fiber-Based Polymer Light-Emitting Devices by a Dip-Coating Method
Autores: Seonil Kwon, Woohyun Kim, Hyuncheol Kim, Seungyeop Choi, Byoung-Cheul Park, Sin-Hyeok Kang, Kyung Cheol Choi
Revista: Advanced Electronic Materials
Vol.: Article first published onlin
DOI: 10.1002/aelm.201500103
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • LEDs
  • Tecidos
  • Telas e Monitores
  • Computadores

Mais tópicos