Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Lentes gigantes vão vasculhar Universo em busca da Energia Escura

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/07/2008

Lentes gigantes vão vasculhar Universo em busca da Energia Escura

[Imagem: STFC]

Vai começar o processo de polimento de cinco lentes gigantescas que comporão uma das maiores câmeras já fabricadas e que será instalada no telescópio Blanco, situado no Chile.

Cada passo na fabricação dessa sofisticada câmera está sendo comemorado pelo cientistas, que se sentem cada vez mais perto de desvendar a energia invisível que os cosmologistas acreditam que forma cerca de três quartos de nosso Universo e que é responsável pela sua expansão.

Composição do Universo

As observações feitas até hoje sugerem que apenas 4% do nosso Universo é formado pela matéria comum. Outros 22% são feitos de Matéria Escura, o que deixa nada menos do que 74% por conta da até agora chamada Energia Escura.

É para procurar vestígios dessa energia escura que está sendo fabricada uma das maiores e mais precisas câmeras já feitas pelo homem, batizada de DES (Dark Energy Survey). A câmera utilizará cinco lentes, a maior das quais tem um metro de diâmetro.

Desvendando a Energia Escura

Entre os anos de 2011 e 2016, os cientistas esperam utilizar a DES para mapear 300 milhões de galáxias com uma precisão muito superior à alcançada pelas observações atuais. O polimento das lentes alcançará uma precisão inédita de 1 nanômetro.

"A Energia Escura é um dos maiores quebra-cabeças de toda a Física, baseando-se em um conceito proposto por Einstein a mais de 90 anos. As observações da DES vão nos dizer se Einstein estava certo ou se nós precisamos dar uma guinada em nosso entendimento do Universo," comenta o professor Ofer Lahav, coordenador do grupo de pesquisas.

O Brasil participa do projeto DES fornecendo softwares para o controle dos equipamentos (veja Softwares brasileiros podem colaborar para o futuro da astronomia).

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Fotônica
  • Telescópios
  • Universo e Cosmologia
  • Exploração Espacial

Mais tópicos