Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Liga de níquel-tungstênio substitui cromação sem danos ambientais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/06/2009

Liga de níquel-tungstênio substitui cromação sem danos ambientais
O professor Christopher Schuh espelha-se numa peça de caminhão revestida com a sua nova liga anticorrosão sem cromo.
[Imagem: MIT]

Problema na produção

Produtos cromados são bonitos e duráveis, não são muito caros, e não têm impacto sobre a saúde humana. .

Ainda assim, eles têm um elevado custo ambiental: o processo de sua fabricação envolve compostos carcinogênicos que ameaçam a saúde dos trabalhadores e contaminam o lençol freático.

Por isso, a busca por um revestimento substituto da cromação tem sido incessante, mas vinha sendo infrutífera até agora. O grande problema é encontrar um material que produz um revestimento tão resistente e durável quanto o revestimento de cromo.

Liga de níquel-tungstênio

Agora, a equipe do professor Christopher Schuh, do MIT, nos Estados Unidos, descobriu uma nova liga de níquel-tungstênio cujo processo de aplicação é mais seguro do que a cromação - ou cromeação - e resulta em um revestimento mais durável.

A liga de níquel-tungstênio mostrou-se indefinidamente estável nas simulações de durabilidade e mostrou-se mais resistente à decomposição sob altas temperaturas. O novo material está sendo testado nos pára-choques de uma frota de caminhões.

"Você não apenas se livra dos resíduos ambientais, como também você faz um produto melhor," explica Schuh, referindo-se à possibilidade de aplicação de múltiplas camadas do novo revestimento em um único passo, o que deverá resultar em economia para as empresas prestadoras do serviço e preços mais baixos para os produtos.

Revestimento de conectores eletrônicos

Outro campo de aplicação potencial para o revestimento de níquel-tungstênio é a proteção de conectores eletrônicos. Esses conectores são protegidos por uma camada de ouro que deve ser grossa para ajudar a evitar a corrosão e garantir a durabilidade das conexões.

A aplicação de uma camada da nova liga de níquel-tungstênio entre o ouro e o metal do conector pode reduzir a corrosão e garantir uma grande economia ao permitir o uso de camadas de ouro mais finas.

Para conhecer outra técnica que está sendo desenvolvida para substituir a cromação, veja Cientistas criam alternativa à cromação para o revestimento de metais.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corrosão
  • Metais e Ligas
  • Tecnologia Automotiva
  • Processos Industriais

Mais tópicos