Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Inventado um líquido poroso

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/11/2015

Inventado um líquido poroso
O líquido poroso tem grande potencial como meio de captura e armazenamento de carbono.
[Imagem: Queens University Belfast]

Líquido com poros

Pesquisadores conseguiram sintetizar um líquido poroso, um material com potencial para ser usado em uma enorme gama de novas tecnologias, incluindo a captura de carbono.

O novo líquido mostrou-se capaz de dissolver quantidades incrivelmente grandes de gás, que é absorvido pelo "buracos" no líquido.

Isto pode abrir caminho para muitos processos industriais e químicos mais eficientes e mais verdes, incluindo o procedimento conhecido como captura de carbono - coletar o dióxido de carbono (CO2) de grandes fontes emissoras, por exemplo, das chaminés das usinas termoelétricas, que queimam combustível fóssil, e armazená-lo para impedir sua liberação na atmosfera, o que muitos cientistas acreditam contribuir para o aumento da temperatura global.

Líquido com buracos

"Materiais que têm buracos permanentes, ou poros, são tecnologicamente importantes. Eles são usados na fabricação de uma vasta gama de produtos, de garrafas de plástico à gasolina. No entanto, até recentemente, esses materiais porosos eram somente sólidos," contextualiza o professor Stuart James, da Universidade Queens de Belfast, membro da equipe que desenvolveu o líquido poroso.

Os materiais sólidos mais utilizados são as zeólitas e as estruturas metal-orgânicas, ou MOFs.

Inventado um líquido poroso
O segredo do líquido poroso está em moléculas com grandes vãos livres, que podem aprisionar moléculas menores.
[Imagem: Nicola Giri et al. - 10.1038/nature16072]

"O que fizemos foi projetar um líquido especial de baixo para cima - nós projetamos o formato das moléculas que compõem o líquido de forma que o líquido não pudesse ocupar todo o espaço. Devido aos buracos vazios no líquido, descobrimos que ele era capaz de dissolver quantidades incrivelmente grandes de gás," disse James

Princípio totalmente novo

"Estes primeiros experimentos são necessários para entender este novo tipo de material, e os resultados apontam para aplicações interessantes a longo prazo que dependem da dissolução de gases.

"Serão necessários alguns anos de pesquisas adicionais, mas se pudermos encontrar aplicações para estes líquidos porosos isto poderá resultar em processos químicos novos ou melhorados.

"No mínimo, conseguimos demonstrar um princípio totalmente novo - que, criando buracos em líquidos, podemos aumentar drasticamente a quantidade de gás que ele pode dissolver. Estas propriedades notáveis sugerem interessantes aplicações a longo prazo," finalizou o pesquisador.

Bibliografia:

Artigo: Liquids with permanent porosity
Autores: Nicola Giri, Mario G. Del Pópolo, Gavin Melaugh, Rebecca L. Greenaway, Klaus Rätzke, Tönjes Koschine, Laure Pison, Margarida F. Costa Gomes, Andrew I. Cooper, Stuart L. James
Revista: Nature
Vol.: 527, 216-220
DOI: 10.1038/nature16072
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Indústria Química
  • Processos Industriais
  • Cerâmicas
  • Vidros

Mais tópicos