Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Logotipos e mensagens publicitárias serão esculpidas em luz

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/11/2008

Logotipos e mensagens publicitárias serão esculpidas em luz
Exemplo de uma lente de formato livre, destinada a projetar o logotipo do Instituto Fraunhofer - ITWM.
[Imagem: Fraunhofer ITWM]

Brevemente o mercado publicitário poderá contar com mais uma alternativa para fazer suas mensagens chegarem ao público. Lentes especiais, conhecidas como lentes de formato livre, logo poderão ser utilizadas em larga escala para se projetar mensagens e logotipos de empresas "esculpidas em luz".

Lentes de formato livre

O conceito das lentes de formato livre é conhecido há bastante tempo. Elas podem ser utilizadas para focalizar a luz em pontos específicos, criando imagens de luz com formatos precisos.

Contudo, não é nem um pouco simples calcular a estrutura da superfície de uma lente de formato livre necessária para se projetar uma imagem específica. Ou seja, é muito difícil fabricar estas lentes. Até agora, este era basicamente um processo de tentativa e erro, o que impede sua utilização em larga escala, principalmente no mercado publicitário.

Geometria da lente

Agora o projeto de uma lente de formato livre para projetar uma imagem específica pode ser feito em uma questão de segundos. Engenheiros do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, desenvolveram um programa de computador capaz de calcular a geometria de uma lente correspondente às coordenadas da imagem desejada de forma praticamente instantânea.

Os pesquisadores afirmam que, com a chegada de seu programa ao mercado, será possível substituir placas e outras formas de sinalização na entrada das empresas por projeções de luz, que podem se movimentar ou mudar de cor para chamar a atenção.

Novas possibilidades de mídia

A novidade abre também novas possibilidades de mídia. Por exemplo, é possível usar as lentes de formato livre para iluminar o lado externo de uma residência ou edifício comercial de tal forma que a luz não penetre pelas janelas e incomode os ocupantes.

Estas lentes também poderão ser utilizadas na medicina, dirigindo a luz para o ponto específico onde o cirurgião está operando.

Como as lentes de formato livre geram a imagem diretamente, sem a necessidade de uma transparência ou modelo de qualquer tipo, elas economizam energia e produzem imagens mais claramente definidas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Fotônica
  • Telas e Monitores
  • Imagens 3-D
  • Design

Mais tópicos