Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Lugar mais frio da Terra fica na Antártica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/12/2013

Lugar mais frio da Terra
O novo recorde de temperatura mais fria da Terra foi batido no dia 10 de agosto de 2010.
[Imagem: Ted Scambos/NSIDC]

Lugar mais frio da Terra

Satélites da NASA localizaram um dos lugares mais frios do nosso planeta, no cume de um monte localizado na Antártica, nas proximidades do Polo Sul.

A temperatura mais fria já registrada na Terra chegou a -93,2º C, o que é vários graus mais frio do que o recorde anterior.

Os pesquisadores analisaram 32 anos de dados de vários instrumentos de vários satélites em busca de ocorrências capazes de gelar os ossos.

O novo recorde de -93,2º C foi batido no dia 10 de agosto de 2010.

Na verdade, as temperaturas despencaram para níveis recorde dezenas de vezes na região, em "bolsões" nas proximidades de um pico entre o Domo Argus e o Domo Fuji.

O recorde de temperatura mais fria da Terra é vários graus mais frio do que o registro de -89,2º C anterior, registrado em 1983 na Estação de Pesquisa russa Vostok, também na Antártida.

"Nós suspeitamos que este cume da Antártida é susceptível de ser extremamente frio, e mais frio do que Vostok, porque está em uma altitude mais elevada," disse Ted Scambos, responsável pelo estudo.

"Com o lançamento do Landsat 8, finalmente teremos um sensor capaz de realmente investigar esta área com mais detalhes," prevê ele.

O lugar mais frio permanentemente habitado na Terra fica no nordeste da Sibéria, onde as temperaturas nas cidades de Verkhoyansk e Oimekon atingiram -67,8º C em 1892 e 1933.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Monitoramento Ambiental
  • Satélites Artificiais
  • Refrigeração
  • Supercondutores

Mais tópicos