Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Mãe-robô constrói bebês-robôs cada vez melhores

Com informações da BBC - 13/08/2015

Mãe-robô constrói bebês-robôs cada vez melhores
O software do robô reconhece o desempenho dos robôs-filhotes e usa os resultados para projetar robôs mais rápidos.
[Imagem: Universidade de Cambridge]

Gerações de robôs

Pesquisadores britânicos desenvolveram um robô capaz de construir outros robôs cada vez melhores, sem intervenção humana.

Apesar de a ideia de robôs construírem outros robôs parecer roteiro de filme de ficção, até o momento não é preciso se preocupar com a hipótese de eles dominarem o mundo: os "bebês-robôs" são apenas cubos de plástico com um motor dentro.

A "mãe-robô" - um braço robótico similar aos robôs industriais - junta pequenos cubos para formar um novo "bebê-robô". Ela cola os cubos uns aos outros em configurações diferentes, o que permite encontrar sistemas cada vez melhores.

O sistema então avalia a distância que cada pequeno robô consegue percorrer e, após analisar os resultados, consegue projetar outros robozinhos capazes de percorrer distâncias maiores.

Depois de "dar à luz" dez gerações de robozinhos, a versão final conseguiu percorrer o dobro da distância coberta pela primeira geração.

Evolução e criatividade robóticas

De acordo com Fumiya Iida, da Universidade de Cambridge, que conduziu a pesquisa com colegas da Universidade ETH, em Zurique, um dos objetivos é encontrar novas ideias sobre como seres vivos evoluem e se adaptam ao meio ambiente.

"Sempre pensamos em robôs fazendo tarefas repetitivas, já que, tipicamente, são projetados para produção em massa e não customização em massa. Mas, queremos ver robôs capazes de inovação e criatividade," disse ele.

Outro objetivo é desenvolver robôs capazes de melhorar e se adaptar a novas situações.

"Pode-se imaginar carros sendo construídos em fábricas e robôs procurando defeitos e consertando-os por conta própria. E robôs usados na agricultura poderiam experimentar técnicas diferentes de colheita para ver se melhoram o rendimento," disse Iida.

Bibliografia:

Artigo: Morphological Evolution of Physical Robots through Model-Free Phenotype Development
Autores: Luzius Brodbeck, Simon Hauser, Fumiya Iida
Revista: PLoS ONE
Vol.: 10(6): e0128444
DOI: 10.1371/journal.pone.0128444
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Inteligência Artificial
  • Software e Programação
  • Robôs Industriais

Mais tópicos