Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Maior molécula sintética já construída tem formato de árvore

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/01/2011

Maior molécula sintética já construída tem formato de árvore
A supermolécula em formato de árvore é classificada pelos cientistas como um polímero dendronizado.
[Imagem: Angewandte Chemie]

Supermolécula

Os químicos orgânicos estão sempre sempre se inspirando na biologia, frequentemente tentando imitá-la. Mas eles nunca haviam ido tão longe.

Dieter Schlüter e seus colegas do Instituto de Tecnologia de Zurique, na Suíça, criaram a maior molécula sintética estável já construída até hoje.

A maior molécula sintética estável conhecida até então era o poliestireno, com uma massa equivalente a 50 milhões de átomos de hidrogênio.

A nova molécula supermolécula, chamada PG5, tem 200 milhões de vezes a massa do átomo de hidrogênio e mede cerca de 10 nanômetros - mais ou menos o tamanho do vírus do mosaico do fumo.

Esta gigantesca molécula, com uma estrutura ramificada que lembra uma árvore, é um passo importante para a construção de estruturas que carreguem medicamentos para o interior do organismo.

Com sua estrutura totalmente aberta, ela também poderá ser útil em outras aplicações, ligando-se a diferentes substâncias.

Para a nanotecnologia o feito pode ser ainda mais importante, na medida que representa um passo importante rumo à criação de objetos complexos, capazes de interagir entre si, formados por uma única molécula.

Polimerização

Embora seja possível construir moléculas que imitam as biomoléculas em termos de estrutura e função, atingir o tamanho e a forma das grandes biomoléculas continua sendo um desafio - simplesmente porque elas se quebram durante o processo de construção.

Isso torna mais impressionante o fato de que os pesquisadores construíram a maior molécula sintética já feita até hoje - estável e com estrutura definida - sem precisar de nenhuma ferramenta inovadora. Parece que tudo o que eles tiveram foi um pouco mais de paciência.

Para criar a PG5, os cientistas usaram a técnica padrão da polimerização, na qual pequenas moléculas se juntam para formar uma longa cadeia.

A uma cadeia inicial de carbono e hidrogênio, o grupo foi adicionando ramificações feitas de anéis de benzeno e nitrogênio, assim como mais carbono e hidrogênio.

Eles então repetiram vários ciclos similares, adicionando sub-ramificações para cada ramificação criada, o que deu origem à estrutura em árvore da PG5 - os cientistas chamam sua estrutura de polímero dendronizado.

No total, a síntese da supermolécula PG5 exigiu nada menos do que 170 mil reações formadoras de ligação.

Objetos moleculares

"Nosso experimento é um primeiro passo para a síntese de objetos moleculares," disse Schlüter.

Uma estrutura é considerada um objeto molecular quando mantém sua forma independentemente do seu ambiente, quando o seu interior pode ser distinguido do ambiente externo e quando há uma clara fronteira entre os dois.

Os cientistas já construíram inúmeros nano-objetos sintéticos. Porém, eles não são moléculas individuais, mas agregados de várias moléculas.

Bibliografia:

Artigo: The Largest Synthetic Structure with Molecular Precision: Towards a Molecular Object
Autores: Baozhong Zhang, Roger Wepf, Karl Fischer, Manfred Schmidt, Sébastien Besse, Peter Lindner, Benjamin T. King, Reinhard Sigel, Peter Schurtenberger, Yeshayahu Talmon, Yi Ding, Martin Kröger, Avraham Halperin, A. Dieter Schlüter
Revista: Angewandte Chemie
Vol.: Early View
DOI: 10.1002/anie.201005164
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Polímeros
  • Indústria Química
  • Biotecnologia
  • Micro e Nano Robôs

Mais tópicos