Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Maior perigo da queda de asteroide não vem do impacto

Com informações da New Scientist - 29/03/2017

Maior perigo da queda de asteroide não vem do impacto
A melhor arma que temos contra um impacto desses ainda parece ser explodir o asteroide usando uma bomba nuclear.
[Imagem: Tomsk State University]

Choque cósmico

A maioria das vítimas do impacto de um asteroide que eventualmente atinja a Terra não virá do próprio impacto.

O vento, a pressão e o calor causados pelo acidente são muito mais perigosos, não importando onde o asteroide caia.

A equipe do professor Clemens Rumpf, da Universidade de Southampton, no Reino Unido, colocou a mão na massa para calcular o risco de mortalidade caso um asteroide atingisse uma área urbana.

Eles consideraram asteroides que se queimam completamente na atmosfera, aqueles que atingem o chão e aqueles que atingem a água.

Surpreendentemente, os efeitos produzidos no ar são os que mais custariam vidas.

Pior que tsunami

Conforme um asteroide mergulha rumo ao solo, ele deposita uma enorme quantidade de energia na atmosfera, resultando em uma onda de choque muito forte, ventos com a força de tornados e uma pluma de fogo. Se ele chegar ao chão, formará uma cratera, sacudindo o solo em torno do impacto e lançando detritos para o ar.

Se o asteroide atingir a água - o que é duas vezes mais provável do que atingir a terra -, ele criaria um tsunami, com ondas que chegariam a dezenas de metros de altura. Quanto mais longe da costa for o impacto, mais profunda será a água e, portanto, mais altas as ondas.

Vários estudos anteriores concluíram que os tsunamis representavam os maiores riscos de um impacto de asteroide. Contudo, em comparação com o impacto em uma zona urbana, que é o foco da presente análise, o custo em vidas de um tsunami seria pequeno, de acordo com a equipe.

Por exemplo, um tsunami causado pelo impacto de um asteroide de 200 metros de largura a 130 quilômetros da costa do Rio de Janeiro poderia causar mais de 50 mil mortes, sendo 75% diretamente causadas pelo tsunami e o restante devido aos ventos fortes.

Mas um asteroide que caia sobre uma cidade mataria milhões de pessoas. E a maioria dessas mortes seriam causadas pelo vento, mesmo que o asteroide caia no chão, em vez de explodir no ar.

Maior perigo da queda de asteroide não vem do impacto
Mapa dos impactos de asteroides na Terra: eles são raros, mas bem distribuídos.
[Imagem: Planetary Science]

Catástrofe improvável

No caso da explosão no ar - como a que ocorreu recentemente com um pequeno asteroide sobre a cidade russa de Chelyabinsk - cerca de 15% das vítimas seriam mortas pelo calor.

Em um impacto direto, os efeitos das rajadas de vento e do aumento da temperatura se juntariam com as ondas de pressão, que podem romper órgãos internos, fazendo 97% das vítimas. Apenas cerca de 3% das vítimas seriam atingidas pelo impacto direto ou pelos terremotos e detritos que resultariam do impacto, diz a equipe.

Felizmente, grandes asteroides não atingem a Terra com frequência: um impacto por um asteroide de 200 metros é esperado apenas uma vez a cada 40.000 anos. E um asteroide pode cair em qualquer lugar, e a maior parte da superfície do planeta está desabitada.

Assim, a chance da queda de um grande asteroide sobre uma cidade - para permitir verificar o nível de acerto das previsões da equipe - é muito pequena.

Bibliografia:

Artigo: Population Vulnerability Models for Asteroid Impact Risk Assessment
Autores: Clemens M. Rumpf, Hugh G. Lewis, Peter M. Atkinson
Revista: arXiv
Link: https://arxiv.org/abs/1702.05798
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Corpos Celestes
  • Exploração Espacial
  • Exploração Marítima

Mais tópicos