Plantão

NASA divulga mapa da Lua mais preciso já feito

Com informações da BBC - 18/11/2011

NASA divulga mais preciso mapa da Lua já feito
Dois instrumentos foram usados para produzir o mapaNULL câmera com lente grande-angular e um altímetro a laser.
[Imagem: NASA/Goddard Space Flight Center/DLR/ASU]

Mapa da Lua

A NASA divulgou o mais preciso mapa da superfície da Lua já feito.

O mapa foi produzido usando informações enviadas pela sonda LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter), ou Orbitador de Reconhecimento Lunar, lançada em junho de 2009.

Um mapa similar havia sido apresentado em 2010, mas ainda sem a resolução obtida com as novas observações.

Um pixel no mapa representa uma área praticamente igual a dois campos de futebol.

As imagens revelam depressões e elevações em quase toda a Lua.

"Nossa nova visão topográfica da Lua fornece os dados que os cientistas lunares esperavam desde a era das missões Apollo", disse Mark Robinson, cientista-chefe da câmera da LRO.

Curvas de nível de lunares

Com o mapa, segundo Robinson, é possível determinar os graus de inclinação de todos os principais terrenos geológicos da Lua em uma escala de 100 m, além de determinar como a crosta lunar foi deformada, entender melhor a mecânica das crateras geradas por impactos e planejar melhor futuras missões à Lua, tripuladas ou não.

Dois instrumentos foram usados para produzir o mapa: uma câmera com lente grande-angular e um altímetro a laser.

A nave LRO possui seis instrumentos projetados para coletar informações detalhadas sobre o ambiente do satélite natural da Terra.