Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Mande seu nome para a Lua

Agência Fapesp - 07/05/2008

Mande seu nome para a Lua
Visão artística da sonda espacial LRO em órbita da Lua.
[Imagem: NASA]

Não será desta vez que o homem retornará à Lua, onde esteve pela última vez em 1972, mas muito mais nomes estarão presentes na próxima viagem do que apenas os dos três astronautas da Apolo 12. Na realidade, nomes de milhares de pessoas, inclusive o seu, se você desejar.

Enviando seu nome para a Lua

A Nasa, agência espacial norte-americana, levará a bordo da Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) um chip contendo nomes de qualquer interessado em participar da missão. A sonda espacial deverá ser lançada no final de 2008.

Para participar da campanha "Mande o seu nome para a Lua" é só acessar uma página na internet (veja link abaixo) e digitar nome e sobrenome. Em seguida, o sistema emitirá um certificado com número de identificação, para imprimir ou salvar em arquivo pdf.

O chip com os nomes dos participantes permanecerá na espaçonave que orbitará o satélite terrestre por vários anos. Podem ser incluídos nomes de familiares e amigos. A data-limite para se candidatar é 27 de junho.

Exploradores lunares

"Qualquer um que enviar seu nome à Lua fará parte da próxima onda de exploradores lunares. A missão LRO representa o próximo passo nos planos da Nasa de levar o homem de volta à Lua por volta de 2020 e os nomes dos participantes chegará lá muito antes disso", disse Cathy Peddie, gerente de projeto da missão no Centro de Vôo Espacial Goddard, da Nasa.

A agência espera que a sonda orbital LRO, que terá seis instrumentos específicos, forneça os mais completos dados já obtidos da Lua. Os principais objetivos da missão serão a seleção de locais mais seguros para pousos e a identificação de possíveis recursos naturais para serem usados em futuras bases.

A LRO, que está sendo construída no Centro Goddard, também deverá ajudar no estudo de como a radiação na superfície do satélite pode afetar humanos a médio ou longo prazo.

A campanha "Mande seu nome para a Lua" é uma colaboração entre a Nasa, a Sociedade Planetária, na Califórnia, e o Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, em Maryland.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sondas Espaciais
  • Corpos Celestes
  • Exploração Espacial
  • Marte

Mais tópicos