Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Criado um manto de invisibilidade mecânica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/07/2014

Manto da invisibilidade mecânica
Embora derivada de um trabalho fundamentalmente matemático, a camuflagem antissensibilidade poderá ter usos práticos imediatos.
[Imagem: Tiemo Buckmann/KIT]

Ciência dos contos de fada

Já existem mantos da invisibilidade para os mais diversos tipos de aplicação, alguns mais práticos do que outros.

E a literatura continua sendo a inspiração para a criação desses materiais artificiais capazes de manipular ondas e forças de formas inusitadas - agora incluindo os contos de fada.

No conto a Princesa e a Ervilha, de Hans Christian Andersen, para ver se a candidata a se casar com o príncipe era uma princesa de verdade, a rainha colocou uma ervilha na cama em que a moça iria dormir e, por cima, vários colchões e cobertores.

Afinal, somente uma princesa poderia ter uma pele tão sensível a ponto de detectar uma ervilha por baixo de tantos colchões.

Deu certo, mas agora talvez a rainha tivesse que inventar outra tática, graças ao metamaterial criado por Tiemo Buckmann e seus colegas do Instituto Karlsruhe de Tecnologia, na Alemanha.

Esse novo manto da invisibilidade mecânica é capaz de camuflar qualquer coisa que esteja por baixo dele - não no sentido visual, mas no sentido táctil. No caso do conto, por mais autêntica que fosse a princesa, ela não conseguiria detectar a ervilha.

Manto da invisibilidade mecânica
Pressione e não sinta o que estiver dentro do cilindro.
[Imagem: Tiemo Buckmann/KIT]

Manto da invisibilidade mecânica

O metamaterial, feito de plástico, possui uma estrutura composta por cones afilados, muito parecidos com palitos de dente, cujas extremidades se juntam. É o tamanho desses pontos de contato que determina as propriedades mecânicas do material.

Na base do material é construído um cilindro, no interior do qual é colocada a ervilha ou qualquer outro objeto que se deseja esconder.

Quanto alguém toca o metamaterial por cima, comprimindo-o contra o objeto camuflado, as forças se distribuem de uma tal forma entre os cones que não é possível sentir a presença do objeto.

"Usando nosso material, um travesseiro é suficiente para a princesa dormir bem," disse Buckmann, que chama seu material de "camuflagem elastomecânica antissensibilidade".

Usos práticos

Embora esse manto da invisibilidade mecânico represente uma pesquisa bastante fundamental - sua construção se baseia na inversão matemática das equações físicas básicas - os pesquisadores acreditam que o campo dos materiais artificiais deverá resultar em aplicações práticas em poucos anos.

Entre as possibilidades estão colchões muito finos - para camping, por exemplo - com o mesmo conforto dos colchões tradicionais, ou tapetes e carpetes que escondam os fios que passem por baixo deles ou irregularidades no piso.

Os precedentes existem: o manto da invisibilidade contra terremotos foi testado com sucesso na prática poucos anos depois de ter sido apresentado como uma sugestão teórica.

Bibliografia:

Artigo: An elasto-mechanical unfeelability cloak made of pentamode metamaterials
Autores: T. Bückmann, M. Thiel, M. Kadic, R. Schittny, M. Wegener
Revista: Nature Communications
Vol.: 5, Article number: 4130
DOI: 10.1038/ncomms5130
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Metamateriais
  • Polímeros
  • Tecidos
  • Biomecatrônica

Mais tópicos