Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Materiais de luminescência criam telas estereoscópicas 3D flexíveis

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/11/2023

Materiais de luminescência permitem imprimir telas estereoscópicas 3D flexíveis
O material de luminescência permite gerar imagens 3D estereoscópicas flexíveis.
[Imagem: Mingjiang Zhang et al. - 10.1126/sciadv.adi9944]

Material de luminescência circularmente polarizada

Pesquisadores fizeram progressos no campo dos materiais emissores de luz que abrem a possibilidade de fabricação de telas 3D não apenas dobráveis, mas totalmente flexíveis.

Fabricados por impressão, esses materiais - seu nome técnico é material de luminescência circularmente polarizada - podem não apenas ter qualquer formato, como podem ser deformáveis sem perder a propriedade de luminescência. Isto os torna adequados para fabricar telas 3D de imagem integral de grande escala e alto desempenho.

E telas tridimensionais flexíveis permitirão a criação de sistemas de imagens versáteis e adaptáveis, que poderão ser facilmente manipuladas e personalizadas para se adequarem a vários cenários de visualização.

A inovação se baseia em tintas fotônicas baseadas em cristais líquidos quirais, todos materiais de manipulação conhecida e perfeitamente adaptáveis à fabricação por impressão.

A equipe demonstrou isto criando gráficos personalizados diretamente em uma variedade de substratos, como polipropileno, tecido de algodão e tecido de poliéster - eles construíram revestimentos luminosos de até um metro de comprimento.

Materiais de luminescência permitem imprimir telas estereoscópicas 3D flexíveis
Princípio da geração das imagens estereoscópicas.
[Imagem: Mingjiang Zhang et al. - 10.1126/sciadv.adi9944]

Telas estereoscópicas

A equipe demonstrou na prática a geração de imagens 3D, o que foi possível com a utilização de duas versões do material, cada uma emitindo luz em uma direção preferencial, tirando proveito de estados de polarização circular ortogonais.

Esta abordagem permite a produção de cenas 3D imersivas através da geração de imagens distintas para os olhos esquerdo e direito.

A equipe espera que sua inovação tenha um impacto profundo em diversas aplicações, incluindo realidade virtual, imagens médicas, visualização científica e muito mais - eles sugerem também a integração desses painéis flexíveis de exibição 3D em dispositivos vestíveis, como relógios inteligentes.

Bibliografia:

Artigo: Processable circularly polarized luminescence material enables flexible stereoscopic 3D imaging
Autores: Mingjiang Zhang, Qi Guo, Zeyi Li, Yajie Zhou, Shanshan Zhao, Zhi Tong, Yaxin Wang, Guangen Li, Shan Jin, Manzhou Zhu, Taotao Zhuang, Shu-Hong Yu
Revista: Science Advances
DOI: 10.1126/sciadv.adi9944
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • LEDs
  • Fotônica
  • Metamateriais

Mais tópicos