Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Material Hulk fica mais forte com radiação gama

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/06/2015

Material Hulk gera mais energia com radiação gama
Inspirados no Hulk, os materiais termoelétricos poderão ser responsáveis pela geração de "energia verde".
[Imagem: The Hulk/Universal Pictures/Divulgação]

Material termoelétrico

Engenheiros dos Laboratórios Berkeley, nos Estados Unidos, criaram uma espécie de "material Hulk".

Como o herói dos quadrinhos, o material termoelétrico transforma-se em uma versão muito mais poderosa de si mesmo quando é exposto à radiação gama.

"Nós demonstramos que, irradiando semicondutores termoelétricos com partículas alfa de alta energia, nós podemos controlar defeitos nativos no cristal de forma que esses defeitos de fato melhorem o desempenho do material termoelétrico por um fator de até 10 vezes," disse Junqiao Wu, líder da equipe.

Assim, da mesma forma que o corpo danificado do Dr. Bruce Banner fica muito mais forte na forma do Hulk, o material termoelétrico com seus defeitos acentuados também rende muito mais.

Materiais termoelétricos são capazes de converter calor em eletricidade, ou eletricidade em resfriamento, o que tem atraído grande interesse pela possibilidade de construção de refrigeradores de estado sólido, muito menores e com um consumo menor de eletricidade do que as atuais geladeiras e aparelhos de ar-condicionado.

Além disso, eles permitirão aproveitar o calor exaurido no ambiente, seja por motores de carros, equipamentos industriais ou mesmo pelo corpo humano.

Material Hulk gera mais energia com radiação gama
Estrutura cristalina do "material Hulk".
[Imagem: Junqiao Wu/Berkeley Lab]

Conversão termoelétrica

O que se acreditava até agora era que a eficiência da conversão de calor para eletricidade - uma métrica conhecida como ZT - seria limitada pela conexão de três parâmetros principais: condutividade elétrica, potência termoelétrica e condutividade térmica.

"Normalmente a potência termoelétrica é melhorada ao custo de se reduzir a condutividade elétrica. Mas nós conseguimos quebrar esse acoplamento indesejável e demonstramos um aumento simultâneo na condutividade elétrica de até 200% e na potência termoelétrica de até 70%," disse Wu.

O feito foi conseguido disparando partículas alfa em películas de telureto de bismuto, um dos materiais termoelétricos mais conhecidos, o que gerou um valor ZT de 1,24, o mais alto já registrado para esses materiais a temperatura ambiente.

Bibliografia:

Artigo: Simultaneous Enhancement of Electrical Conductivity and Thermopower of Bi2Te3 by Multifunctionality of Native Defects
Autores: Joonki Suh, Kin Man Yu, Deyi Fu, Xinyu Liu, Fan Yang, Jin Fan, David J. Smith, Yong-Hang Zhang, Jacek K. Furdyna, Chris Dames, Wladyslaw Walukiewicz, andJunqiao Wu
Revista: Advanced Materials
Vol.: Article first published online
DOI: 10.1002/adma.201501350
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Geração de Energia
  • Refrigeração
  • Semicondutores

Mais tópicos