Materiais Avançados

Engenheiro diz ter criado material mais eficiente do Universo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/05/2015

Material mais eficiente do Universo
Modelo da célula da espuma Isomax, que seu criador diz ser o "material mais eficiente no Universo".
[Imagem: Sonia Fernandez]

Material mais eficiente no Universo

Um engenheiro da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara afirma ter fabricado "o material mais eficiente no Universo".

Embora corra o risco do exagero, o Dr. Jonathan Berger alega que seu protótipo, que ele chamou de Isomax, é leve, flexível, de alta qualidade e altamente resistente.

O que Berger mostra na verdade é uma célula de uma espuma que, segundo suas projeções em computador, apresentará a mais alta rigidez em relação à leveza dentre todos os materiais conhecidos.

Isto significa que, para a sua densidade relativamente baixa, a espuma terá uma rigidez que permitirá que ela resista a forças de esmagamento e de cisalhamento que achatariam ou rasgariam materiais mais densos e mais pesados.

Em vez de experimentos químicos e mistura de compostos, a espuma Isomax foi projetada com outra ferramenta bem mais básica: a geometria.

Super espuma

A espuma tem uma topologia ordenada e regularmente espaçada de células com duas formas básicas - um triângulo e uma cruz. Essas células parecem-se com pirâmides contíguas, algumas com três faces diagonais e uma base, e outras com quatro faces diagonais reforçadas com "paredes" ortogonais.

Cada formato, segundo Berger, foi escolhido devido a propriedades únicas que apresenta. As paredes das cruzes tridimensionais de interseção são ideais para resistir a forças de esmagamento perpendiculares, enquanto as formas piramidais, há muito conhecidas por sua estabilidade, resistem às forças de cisalhamento.

Combinadas em um padrão repetitivo, essas células suportam forças vindas de todas as direções, mantendo a baixa densidade típica das espumas, o que a torna ideal como um material estrutural.

"Como ela tem determinadas simetrias e alinhamentos e alcança os limites teóricos para a rigidez, não há outro material como ela," afirma Berger para justificar sua alegação de "material mais eficiente no Universo".

O material ainda está nos primeiros estágios de desenvolvimento - agora Berger precisará desenvolver uma técnica para fabricar a espuma formada precisamente por essas células. Mas, com todo este entusiasmo, ele já fundou sua empresa para comercializar o invento.