Materiais Avançados

Material Wolverine é um X-plástico

Material Wolverine é um X-plástico
O material estica (direita) e se conserta sozinho mesmo de cortes radicais (embaixo). [Imagem: Yue Cao et al. - 10.1002/adma.201605099]

X-Material

Yue Cao e seus colegas da Universidade da Califórnia, nos EUA, não economizaram adjetivos para descrever a versatilidade deste polímero que eles acabam de criar.

Afinal, Wolverine, a estrela dos X-Men, conserta qualquer "defeito" que sofra de forma quase instantânea e ele parece não temer algum tipo de criptonita que possa eventualmente retirar-lhe a imortalidade.

O novo material se autocura após cortes radicais e ainda é um condutor elétrico muito especial, um condutor iônico, assim como nossos neurônios. Isso significa que os íons dos materiais podem fluir livremente através dele, abrindo um leque de possibilidades de uso.

E, como uma borracha, ele pode ser esticado a até 50 vezes seu tamanho original sem se romper. E é transparente.

Explorando as aplicações

"Criar um material com todas essas propriedades tem sido um desafio por anos. Nós conseguimos e agora estamos apenas começando a explorar suas aplicações," disse o professor Chao Wang, coordenador da equipe.

Mas ele já lista algumas das possibilidades que está passando para que seus alunos testem na prática: aparelhos eletrônicos flexíveis e que não pifam nunca, músculos artificiais para robôs e novos compostos para baterias.

E essa lista deve crescer, já que os condutores iônicos são uma classe de materiais com aplicação no armazenamento de energia, conversão de energia solar, sensores e dispositivos eletrônicos, incluindo a computação neuromórfica, que imita o cérebro humano.

Bibliografia:

A Transparent, Self-Healing, Highly Stretchable Ionic Conductor
Yue Cao, Timothy G. Morrissey, Eric Acome, Sarah I. Allec, Bryan M. Wong, Christoph Keplinger, Chao Wang
Advanced Materials
DOI: 10.1002/adma.201605099




Outras notícias sobre:

Mais Temas