Energia

Matrix: Calor do corpo gera energia para suas máquinas

Matrix: Calor do corpo como fonte de energia
O material pode ser colado sobre a pele ou inserido em roupas e acessórios. [Imagem: Peihua Yang et al. - 10.1002/anie.201606314]

Calor do corpo como fonte de energia

Enquanto na trilogia Matrix o calor do corpo dos seres humanos fornecia energia para suas grandes inimigas - as máquinas - na realidade menos distópica ele pode fornecer eletricidade para o deleite dos próprios humanos.

Com os eletrônicos portáteis e de vestir ganhando em popularidade, várias formas de suprir-lhes a energia que precisam para funcionar têm sido pesquisadas. Nesse conceito, conhecido como "colheita de energia", nanogeradores geralmente aproveitam o movimento do corpo, da respiração, dos batimentos cardíacos e por aí vai.

O calor do corpo também é um candidato natural a essa exploração, mas os materiais termoelétricos disponíveis precisam de grandes diferenças de temperatura, maiores do que as normalmente encontradas entre nossa pele e o ar circundante.

Termocélula

Uma solução acaba de ser encontrada por Peihua Yang e seus colegas da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong, na China.

Eles desenvolveram uma termocélula flexível - essencial para equipamentos de vestir - feita com dois eletrodos gelatinosos, que gera eletricidade a partir de uma diferença de temperatura que já é factível para ambientes mais frios.

A termocélula explora o efeito termogalvânico, que gera uma diferença de potencial quando dois eletrodos em contato com um eletrólito líquido - ou gelatinoso - são submetidos a uma diferença de temperatura.

A uma temperatura ambiente de 5º C, a termocélula gera 0,3 microwatts a uma tensão de 0,7 volts, o que já é suficiente para alimentar pequenos sensores ou ajudar a recarregar uma bateria.

Com a demonstração de que o conceito funciona, a equipe afirma que já está trabalhando em busca de materiais que ofereçam um melhor rendimento e que funcionem também no verão.

Bibliografia:

Wearable Thermocells Based on Gel Electrolytes for the Utilization of Body Heat
Peihua Yang, Kang Liu, Qian Chen, Xiaobao Mo, Yishu Zhou, Song Li, Guang Feng, Jun Zhou
Angewandte Chemie International Edition
DOI: 10.1002/anie.201606314




Outras notícias sobre:

Mais Temas