Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Matrix: Calor do corpo gera energia para suas máquinas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/09/2016

Matrix: Calor do corpo como fonte de energia
O material pode ser colado sobre a pele ou inserido em roupas e acessórios.
[Imagem: Peihua Yang et al. - 10.1002/anie.201606314]

Calor do corpo como fonte de energia

Enquanto na trilogia Matrix o calor do corpo dos seres humanos fornecia energia para suas grandes inimigas - as máquinas - na realidade menos distópica ele pode fornecer eletricidade para o deleite dos próprios humanos.

Com os eletrônicos portáteis e de vestir ganhando em popularidade, várias formas de suprir-lhes a energia que precisam para funcionar têm sido pesquisadas. Nesse conceito, conhecido como "colheita de energia", nanogeradores geralmente aproveitam o movimento do corpo, da respiração, dos batimentos cardíacos e por aí vai.

O calor do corpo também é um candidato natural a essa exploração, mas os materiais termoelétricos disponíveis precisam de grandes diferenças de temperatura, maiores do que as normalmente encontradas entre nossa pele e o ar circundante.

Termocélula

Uma solução acaba de ser encontrada por Peihua Yang e seus colegas da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong, na China.

Eles desenvolveram uma termocélula flexível - essencial para equipamentos de vestir - feita com dois eletrodos gelatinosos, que gera eletricidade a partir de uma diferença de temperatura que já é factível para ambientes mais frios.

A termocélula explora o efeito termogalvânico, que gera uma diferença de potencial quando dois eletrodos em contato com um eletrólito líquido - ou gelatinoso - são submetidos a uma diferença de temperatura.

A uma temperatura ambiente de 5º C, a termocélula gera 0,3 microwatts a uma tensão de 0,7 volts, o que já é suficiente para alimentar pequenos sensores ou ajudar a recarregar uma bateria.

Com a demonstração de que o conceito funciona, a equipe afirma que já está trabalhando em busca de materiais que ofereçam um melhor rendimento e que funcionem também no verão.

Bibliografia:

Artigo: Wearable Thermocells Based on Gel Electrolytes for the Utilization of Body Heat
Autores: Peihua Yang, Kang Liu, Qian Chen, Xiaobao Mo, Yishu Zhou, Song Li, Guang Feng, Jun Zhou
Revista: Angewandte Chemie International Edition
DOI: 10.1002/anie.201606314
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Biomecatrônica
  • Robôs
  • Baterias

Mais tópicos