Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Manutenção de matriz energética limpa exige investimentos

Luana Lourenço - Agência Brasil - 16/02/2011


Manter a matriz energética brasileira limpa vai exigir investimentos e integração entre as áreas de energia e meio ambiente.

A avaliação é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e consta no estudo Energia e Meio Ambiente no Brasil, divulgado hoje terça-feira.

Sustentabilidade ambiental

O estudo considera o componente ambiental da matriz brasileira como uma vantagem comparativa, com benefícios e responsabilidades que devem ser compartilhadas pelo governo e pelo setor privado.

"Muito mais que sacrifício para a economia nacional, a sustentabilidade ambiental deve ser vista como uma oportunidade para o desenvolvimento socioeconômico," defende o documento.

Apesar do potencial de uma matriz de energia limpa, o Ipea prevê um ligeiro aumento da participação de fontes de energia não renováveis na matriz brasileira.

Energia suja

A principal vilã será a geração em usinas termelétricas, movidas, na maioria, a carvão, óleo e diesel: "As usinas térmicas derivadas de combustíveis fósseis passarão de 17,7 para 23,1% [da matriz]."

Ganhos de eficiência energética nas térmicas poderiam diminuir os impactos negativos desse tipo de geração na produção nacional de energia. O Ipea sugere melhoria na eficiência de máquinas como geradores e turbinas, uso de novas tecnologias, instalação de filtros mais eficientes e reaproveitamento de resíduos produzidos pelas usinas.

A sobretaxação da energia produzida pelas termelétricas também poderia desestimular a utilização dessa fonte.

"O uso de resíduos sólidos e efluentes para fins energéticos pode ser um importante fator na solução de problemas ambientais causados por resíduos - como poluição do solo, das águas e emissão de gases de efeito estufa - com custos que podem vir a ser negativos", sugere o relatório.

Eólica e solar

Segundo o Ipea, o país poderá ter ganhos de sustentabilidade na área energética com o aumento da produção de biocombustíveis - desde que haja melhorias nas etapas de produção - na expansão de projetos de energia eólica e energia solar e no aproveitamento de energia derivada de resíduos.

O diagnóstico do Ipea aponta ainda a necessidade de vincular a previsão de recursos para a geração de energia com a gestão ambiental das fontes, atualmente desconsiderada nos documentos de planejamento energético.

O estudo também propõe o aumento do financiamento para pesquisa em energia e meio ambiente, a partir de recursos cobrados de produtores de energia de fontes fósseis.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Biocombustíveis
  • Energia Solar
  • Energia Eólica

Mais tópicos