Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

MDF fica ecológico e reciclável

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/11/2013

MDF fica ecológico e reciclável
Usando apenas matérias-primas naturais, o "MDF ecológico" é mais fácil e mais barato de fabricar - é só aquecer e prensar.
[Imagem: Andy Abbott]

O MDF (Medium Density Fibreboard, ou painel de média densidade) conquistou o mercado por ser mais barato e mais fácil de trabalhar do que a madeira.

Hoje o material está presente em móveis de todos os tipos, ajudando a evitar o corte de árvores.

Mas ele está longe de ser uma perfeição em termos ambientais.

O MDF é fabricado triturando pedaços de árvore para gerar fibras de madeira, que são então pressurizadas e coladas com resina e cera. A resina atualmente usada é composta por ureia e formaldeído, um produto cujo uso é controlado devido a preocupações com a saúde.

Isso significa que, mesmo sendo usado em produtos com período de vida curto, o MDF não é reciclável ou compostável.

MDF ecológico

Isto está prestes a mudar, graças ao trabalho da equipe do professor Andrew Abbott, da Universidade Leicester, no Reino Unido.

O grupo criou um produto similar ao MDF que usa uma resina feita com amido, um produto obtido de fontes naturais e renováveis - de batatas, por exemplo.

"É impressionante ver alguém pegar um material comum em todas as nossas casas e resolver suas limitações-chave. O professor Abbott conseguiu reinventar o MDF, transformando-o em um produto que terá muito mais relevância em uma sociedade ambientalmente consciente," disse o Professor Anthony Cheetham, da Royal Society, que escolheu o trabalho de Abbott como a "Inovação do Ano 2013".

Usando apenas matérias-primas naturais, o "MDF ecológico" é mais fácil e mais barato de fabricar - é só aquecer e prensar -, além de ser mais fácil de trabalhar do que as placas de MDF tradicionais.

"Nós poderemos agora escalonar nosso processo do laboratório para a fabricação em escala industrial de um produto que eu espero irá revolucionar as indústrias dependentes de MDF e proporcionar-lhes uma alternativa mais ecológica," disse o professor Abbott.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Reciclagem e Reaproveitamento
  • Processos Industriais
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Tintas

Mais tópicos