Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Megacriometeoro é finalmente explicado pelos cientistas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/05/2008

Megacriometeoro é finalmente explicado pelos cientistas
Restos de um megacriometeoro que caiu sobre uma fábrica em Mejorada del Campo, Madrid, em 13 de Março de 2007, danificando o telhado e outras estruturas.
[Imagem: Orellana et al.]

Cientistas espanhóis publicaram o primeiro estudo científico que demonstra claramente a origem dos megacriometeoros, nome dado a enormes esferas de gelo que caem no solo, representando riscos para a população e fazendo grandes estragos quando atingem locais habitados.

Fenômeno atmosférico raro

O fenômeno é raro - os pesquisadores catalogaram 70 ocorrências de megacriometeoros por ano em todo o mundo, no período entre 2001 e 2008. Desses, nove caíram na Espanha, onde foi tirada a foto, que mostra os restos da enorme bola de gelo já estilhaçada com a queda e se derretendo com o calor.

Os resultados indicam, segundo os pesquisadores, de forma inequívoca, que essas gigantescas pedras de granizo, pesando cerca de 10 quilos, são formadas por vapor de água da atmosfera. Segundo eles, o registro recente do fenômeno pode ser um sinal de alterações no clima na Terra.

Descartada ação do homem

O estudo, coordenado pelo professor Jesús Martínez Frías, contou com a participação de uma equipe multidisciplinar de várias universidades espanholas, com várias especialistas desenvolvendo técnicas analíticas complementares para que a conclusão fosse inequívoca. Até a Polícia Técnica se envolveu, já que foi levantada a hipótese de que as esferas de gelo poderiam estar sendo fabricadas por vândalos.

Descartada ação dos aviões

Os cientistas descartaram a hipótese de que o megacriometeoro tenha se originado pela condensação de água pelas asas ou por outras partes de um avião, devido ao seu tamanho, textura e características isotópicas e hidroquímicas.

Como as esferas de gelo não continham nenhum componente orgânico, também foi descartado que elas tenham se formado a partir de água derramada de aviões. E, segundo Martinez Frías, há registros históricos de quedas de pedras de gelo dessa magnitude bem antes que o avião fosse inventado.

Megacriometeoro

O termo megacriometeoro foi cunhado pelo próprio professor Frías e seu colega David Travis. "É absolutamente claro que o gelo desses conglomerados vem da troposfera, o que torna incorreto chamá-los de aerólitos," diz Frías, referindo-se a fragmentos de materiais cósmicos que caem rotineiramente sobre a Terra - mas sem explicar sua opção pela inclusão da palavra meteoro.

É comum a ocorrência de chuvas de granizo, com pedras de gelo geralmente menores do que um centímetro de diâmetro. Menos comum é a ocorrência das saraivas, bolas de gelo bem maiores, com até 10 centímetros de diâmetro.

Bibliografia:

Artigo: Monitoring the fall of large atmospheric ice conglomerations
Autores: Francisco Alamilla Orellana et al.
Revista: Journal of Environmental Monitoring
Vol.: 2008, 10, 570
DOI: 10.1039/b718785h
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Monitoramento Ambiental
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Poluição
  • Fontes Alternativas de Energia

Mais tópicos