Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Menor fio metálico do mundo é criado por um brasileiro

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/05/2017

Menor fio metálico do mundo é criado por um brasileiro
O nanofio é construído no interior de um nanotubo de carbono, que funciona como um revestimento inerte.
[Imagem: Paulo V. C. Medeiros]

Nanofio

Acaba de ser criado o menor fio metálico do mundo - a rigor, o menor fio metálico que se pode fabricar.

O fio é composto por uma sequência de átomos de telúrio enfileirados, um atrás do outro.

Como é virtualmente impossível colocar átomos nessa disposição, o brasileiro Paulo Medeiros, atualmente na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, foi inserindo cada átomo, um após o outro, no interior de um nanotubo de carbono.

Os nanofios são promissores para uma ampla gama de aplicações, mas é difícil fabricá-los e eles são instáveis porque os átomos ficam vibrando constantemente. O revestimento de nanotubo funciona como uma barreira física que elimina esse problema, evitando que o nanofio se desintegre.

Semicondutor e metal

Normalmente o telúrio é um semicondutor, mas quando fortemente aprisionado no interior do nanotubo ele passa a se comportar como um metal.

"Quando trabalhamos com materiais em escalas muito pequenas, como neste caso, os materiais em que estamos interessados tipicamente precisam ser depositados sobre uma superfície, mas o problema é que essas superfícies são muito reativas," disse Paulo.

"Mas os nanotubos de carbono são quimicamente inertes, de forma que eles resolvem um dos problemas quando tentamos criar materiais verdadeiramente unidimensionais," acrescentou, destacando que, antes de se pensar em aplicações práticas, será necessário entender a física básica desses nanocomponentes encapsulados.

Bibliografia:

Artigo: Single-Atom Scale Structural Selectivity in Te Nanowires Encapsulated Inside Ultranarrow, Single-Walled Carbon Nanotubes
Autores: Paulo V. C. Medeiros, Samuel Marks, Jamie M. Wynn, Andrij Vasylenko, Quentin M. Ramasse, David Quigley, Jeremy Sloan, Andrew J. Morris
Revista: ACS Nano
DOI: 10.1021/acsnano.7b02225
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Miniaturização
  • Nanotubos
  • Nanomáquinas
  • Semicondutores

Mais tópicos