Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Menor quebra-cabeças do mundo resolve muitas dores de cabeça

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/08/2013

Menor quebra-cabeças do mundo resolve muitas dores de cabeça
O menor quebra-cabeças do mundo não foi fabricado por brincadeira.
[Imagem: Jochen Heneka/KIT]

Microfabricação

Três peças de menos de 1 milímetro se juntam para formar aquele que é provavelmente o menor quebra-cabeças já fabricado.

E os engenheiros alemães não fabricaram o minúsculo quebra-cabeças por brincadeira.

O objetivo era testar uma nova técnica de micro e nano-fabricação, que permitirá que peças minúsculas sejam fabricadas em larga escala, em um sistema similar à injeção em moldes, usada na fabricação de peças de plástico.

O novo processo, que poderá ser usado para fabricar estruturas de vários metais, cerâmica ou plástico, foi batizado de LIGA, uma sigla para os termos em inglês litografia, eletrodeposição e moldagem.

Jochen Heneka e seus colegas do Instituto de Tecnologia Karlsruhe afirmam que o processo é ideal para fabricar peças com volume menor do que 0,5 milímetro cúbico, usadas, por exemplo, em sistemas microeletromecânicos (MEMS) e micro e nano robôs.

Hoje, essas peças precisam ser fabricadas uma por uma, o que tem impedido o desenvolvimento mais amplo das tecnologias micromecânicas e microeletromecânicas.

A grande vantagem do novo processo é que as peças são fabricadas isoladamente, dispensando o trabalho adicional - e a perda de qualidade - exigido para soltar as peças de uma base, ou de interligações entre elas.

O novo processo "não só reduz os custos, mas também garante maior grau de liberdade no arranjo de moldes aninhados," disse Heneka.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • MEMS
  • Micro e Nano Robôs
  • Processos Industriais
  • Miniaturização

Mais tópicos