Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Nobel de Economia vai para pesquisa de mercados com atritos

Com informações da BBC - 11/10/2010


Um estudo sobre mercados em que a oferta e a demanda não se ajustam facilmente, em especial o mercado de trabalho e o mercado imobiliário, rendeu a três economistas o prêmio Nobel de Ciências Econômicas.

A Fundação Nobel afirmou que o prêmio foi concedido pelas "análises de mercados com atritos de procura."

Em teoria econômica, os atritos referem-se ao custo das transações. Em mercados sem atritos, qualquer transação poderia ser feita sem custos para os negociantes. Na prática, porém, além das transações terem seus custos associados, nem sempre os agentes estão dispostos a fazer negócios se sentirem que não terão as vantagens esperadas.

O prêmio, anunciado nesta segunda-feira, foi para os americanos Peter Diamond, professor do MIT (Massachusetts Institute of Technology), e Dale Mortensen, da Universidade Northwestern, e para o britânico de origem cipriota Christopher Pissarides, da London School of Economics.

Mercados com atrito de procura

O trio pesquisou os motivos que levam índices de desemprego a continuarem altos mesmo em momentos em que há vagas disponíveis no mercado de trabalho.

O mercado imobiliário também foi objeto de estudo dos pesquisadores, especificamente o fato de a oferta continuar alta mesmo em momentos em que há uma grande quantidade de pessoas procurando casas para comprar.

O motivo é que um comprador pode considerar o preço do vendedor alto demais, enquanto o vendedor pode recusar-se a vender por um valor que considera baixo demais. Neste caso, a transação não ocorre, e ambos os lados continuam a procurar novos parceiros de negócios.

A teoria desafia uma visão clássica do mercado, em que "compradores e vendedores se encontram imediatamente, sem custos, e têm informações perfeitas sobre o preço de todos os bens e serviços", diz o comunicado da Real Academia Sueca de Ciências em que o prêmio foi anunciado. "Mas não é isso o que acontece no mundo real."

Políticas públicas

Diamond desenvolveu inicialmente uma estrutura para uma teoria de estudos de mercado nos anos 1970. Posteriormente, Mortensen e Pissarides trabalharam com o professor do MIT para aplicar a teoria ao mercado de trabalho, tentando explicar como políticas públicas poderiam ajudar trabalhadores a encontrar empregos.

Essas políticas estatais envolvem, por exemplo, seguro-desemprego ou normas relacionadas a demissões e contratações, explicou a Real Academia Sueca.

Uma conclusão dos pesquisadores é que a busca por empregos pode consumir tanto tempo e tantos recursos que as economias podem ter muitos desempregados e muitas vagas abertas ao mesmo tempo.

Além disso, segundo o estudo, benefícios mais generosos de seguro-desemprego podem prolongar o aumento das taxas de desocupação e levar a períodos mais longos de busca por trabalho.

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira, Pissarides disse que seu trabalho oferece uma lição aos responsáveis pelas políticas públicas.

"Temos que assegurar que desempregados não fiquem sem emprego por muito tempo, (para que) não percam seus elos com o (mercado) de trabalho".

Imóveis e dinheiro

O prêmio, de 10 milhões de coroas suecas (R$ 2,52 milhões), será entregue em 8 de dezembro em Estocolmo.

O estudo premiado pode ter aplicação em outros setores. No caso do mercado imobiliário, a teoria diz que o número de casas à venda varia com o tempo, bem como o tempo necessário para um imóvel encontrar um comprador e os dois lados envolvidos na negociação fecharem um acordo quanto ao preço.

"A teoria também foi usada para estudar questões relacionadas à teoria monetária, a (políticas) econômicas públicas, familiares, financeiras e regionais", disse o comunicado oficial do prêmio.

Diamond chegou a ser nomeado pelo presidente dos EUA, Barack Obama, para se tornar um membro do Fed (Banco Central americano), mas sua experiência prática foi questionada e a nomeação ainda não foi aprovada pelo Congresso dos EUA.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Investimentos
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Inovação nas Empresas

Mais tópicos