Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Tecnologia inercial é fabricada no Brasil

Com informações da FINEP - 22/05/2013

Tecnologia inercial é fabricada no Brasil
A principal função da tecnologia inercial é encontrar um caminho ou, pelo menos, ajudar a não perdê-lo.
[Imagem: Infax/Divulgacao]

Com recursos da FINEP, uma empresa nacional criou a primeira mesa inercial fabricada no Brasil.

A principal função da tecnologia inercial é encontrar um caminho ou, pelo menos, ajudar a não perdê-lo. O aparelho é essencial para garantir o alto grau de precisão dos sensores inerciais.

Presente nas indústrias robótica, aeronáutica, automobilística e de eletrônicos de consumo, a engenharia inercial também é considerada estratégica para as indústrias espacial e de defesa.

Na indústria automobilística, por exemplo, os sistemas inerciais são usados para regular os robôs que montam freios ABS, air-bags e controles de estabilidade nos veículos, além de garantir que, após um determinado número de carros passar pela linha de montagem a solda não comece a ser aplicada fora da posição.

Os sistemas inerciais também têm ampla utilização na prospecção de petróleo, principalmente em águas profundas.

Eles são os responsáveis por guiar a broca perfuradora e os robôs utilizados neste tipo de operação.

Já no âmbito militar, a tecnologia inercial tem papel importante em projetos de lançadores - sejam de foguetes ou de mísseis - no direcionamento a um determinado alvo.

A mesa inercial nacional, fabricada pela Infax, tem a função de testar os sensores e as plataformas inerciais.

Com um peso aproximado de 600 kg, ela gira em torno de dois eixos de movimento, podendo dar infinitas voltas, tanto em sentido horário quanto anti-horário e também de forma independente.

Funcionamento da tecnologia inercial

Para entender o funcionamento da tecnologia inercial, imagine a rotina de uma pessoa que não enxergue movimentando-se dentro de sua própria casa.

Para chegar, por exemplo, à geladeira, é preciso que ele saiba onde está, quantos passos serão necessários para chegar à geladeira e em qual direção seguir. Se a pessoa for deslocada, ela perde seu referencial e não conseguirá chegar ao ponto desejado.

O mesmo acontece com um submarino, que se locomove embaixo d'água, ou com um foguete que precisa colocar um satélite no espaço em uma órbita determinada.

Através de sensores altamente precisos, a principal função da tecnologia inercial é encontrar o caminho sem perder o referencial.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Metrologia e Padronização
  • Robôs Industriais
  • Robôs Espaciais
  • Veículos

Mais tópicos