Espaço

Mesmo em cores, cometa 67P é cinza

Com informações da BBC - 15/12/2014

Mesmo em cores, cometa 67P é cinza
Pode acreditar: esta foto é colorida. O problema é que o cometa é realmente mais escuro que carvão, e a foto precisou ser clareada para mostrar os relevos do 67P.
[Imagem: ESA/Rosetta/OSIRIS]

Cometa negro

A primeira fotografia a cores tirada pela sonda espacial Rosetta mostra que o cometa 67P é ainda mais escuro e monocromático do que o esperado.

Apesar de ser cuidadosamente montada a partir de três imagens tiradas com filtros vermelhos, verdes e azuis, a foto efetivamente parece ser em preto e branco.

Ela foi feita pela câmera Osiris, que está a bordo da sonda em órbita do cometa e que, no mês passado, fez história ao lançar o robô Philae na superfície do 67P.

A equipe do imageador Osiris reafirmou que o cometa 67P é "tão negro como carvão" e surpreendentemente uniforme.

"Nós gostamos de nos referir à Osiris como os olhos da Rosetta," disse o Dr. Holger Sierks, do Instituto Max Planck para Investigação do Sistema Solar, que lidera o consórcio que construiu e opera a câmera.

Na verdade, a câmera é bem diferente dos olhos humanos, e uma imagem colorida precisa ser produzida pela combinação de três fotografias separadas, uma com cada filtro.

Isto não é uma tarefa fácil. A Rosetta está em movimento constante e o cometa está girando, o que exige levar em conta várias alterações no ângulo das tomadas individuais.

O resultado parece não justificar o esforço, já que a imagem se parece notavelmente com uma fotografia preto e branco, quase igual às imagens anteriores monocromáticas.

Em busca do gelo do cometa

"Como se vê, o 67P parece cinzento-escuro, na realidade quase tão negro como o carvão," disse o Dr. Sierks.

A imagem foi tratada em computador para ser clareada o suficiente para mostrar as características do cometa - é por isso que ele aparece como cinza mais claro, mas longe do que poderia se chamar colorido.

Isto é mais uma pedra no sapato dos cientistas, que acreditavam que cometas eram "bolas de gelo sujo" - qualquer saliência de gelo deveria aparecer azulada na imagem.

Segundo a equipe, o gelo do cometa presumivelmente está escondido debaixo de sua superfície empoeirada, coberta de pedregulhos.