Nanotecnologia

Mesoátomos: Arte que promete novas tecnologias

Mesoátomos: Arte que promete novas tecnologias
Esta técnica de criação de mesoátomos aumenta as possibilidades de controlar processos de auto-organização da matéria. [Imagem: IPC PAS]

Átomos em mesoescala

Colocar bolhas de sabão umas dentro das outras é um truque usado em espetáculos há muito tempo.

Mas quando Jan Guzowski e Piotr Garstecki, da Academia de Ciências de Varsóvia, na Polônia, resolveram fazer o mesmo truque com gotas, eles criaram algo que vai além da arte.

Os formatos inesperados vieram acompanhados de comportamentos que tornam cada uma das estruturas um "átomo gigante", ou "átomo em mesoescala", como chamam os pesquisadores.

Segundo a dupla, os mesoátomos foram criados com uma técnica que permite o controle preciso da inserção de pequenas quantidades de um líquido dentro de outro líquido. Os diferentes formatos formam-se espontaneamente, conforme as gotículas inseridas amoldam-se para tentar assumir um padrão que minimize a energia da superfície que as comprime.

A técnica, que explora a tensão superficial dos dois líquidos, poderá ter uso em ciências dos materiais e em medicina, sobretudo no interior dos biochips e outros equipamentos microfluídicos.

Auto-organização da matéria

Os pesquisadores afirmam que essa técnica "aumenta as possibilidades de controlar processos de auto-organização da matéria". Por exemplo, ela pode permitir a criação de medicamentos que liberem diferentes compostos ativos em partes diferentes do corpo - o gatilho seriam condições físico-químicas diferentes em cada ponto do organismo.

"Nós demonstramos que as formas das estruturas, que se organizam espontaneamente no interior das gotas, dependem não só do seu número, mas também das proporções relativas dos seus volumes. A existência de um segundo parâmetro melhora significativamente a capacidade de formar novos mesoátomos. Como resultado, agora temos à nossa disposição um processo espontâneo com um rico potencial e que nos permite um extenso nível de controle," disse Garstecki.

Bibliografia:

Droplet Clusters: Exploring the Phase Space of Soft Mesoscale Atoms
Jan Guzowski, Piotr Garstecki
Physical Review Letters
Vol.: 114 (18)
DOI: 10.1103/PhysRevLett.114.188302




Outras notícias sobre:

Mais Temas