Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Metais agora podem ter qualquer cor, sem precisar de tinta ou revestimento

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/02/2008

Metais agora podem ter qualquer cor, sem precisar de tinta ou revestimento
Alumínio dourado, titânio azul e platina dourada
[Imagem: Richard Baker, University of Rochester]

Fazer com que peças metálicas assumam qualquer cor, e sem precisar de tinta ou qualquer tipo de revestimento. Foi isso o que conseguiu uma equipe de físicos da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos. Eles utilizaram um raio laser para alterar a forma como a superfície dos metais interage com a luz.

Metais coloridos sem tinta

Eles fizeram uma peça de alumínio ficar dourada, azul, cinza e uma variedade de outras cores. O método funciona para todos os metais testados, incluindo platina, titânio, tungstênio, prata e ouro.

O grupo do Dr. Chunlei Guo chamou a atenção do mundo ao lançar, há pouco mais de um ano, a técnica que permite criar ouro negro. A técnica já funcionava com outros metais, mas agora os pesquisadores conseguiram melhorá-la para que os metais não se tornem apenas totalmente pretos, mas assumam qualquer cor.

Metais multicoloridos e iridescentes

Os cientistas acreditam que os metais poderão não apenas ser fabricados em diversas cores, mas também assumirem aspectos iridescentes multicoloridos, como as asas das borboletas. Como o processo altera as propriedades da superfície do material, não utilizando nenhum tipo de revestimento, as cores não desbotam.

Da cor dos olhos

Guo agora fala de utilizações da sua técnica para produtos do dia-a-dia. Uma fábrica, por exemplo, poderá utilizar um único raio laser para produzir bicicletas de diferentes cores, ou fabricar geladeiras personalizadas com uma fotografia colorida dos seus donos. Ou colares de ouro com a mesma cor dos olhos de quem irá usá-los.

Nanoestruturas e microestruturas

"Desde a descoberta do metal negro nós estivemos determinados a ter total controle sobre fazer com que os metais reflitam apenas uma determinada cor e absorvam o resto, e agora nós finalmente podemos fazer com que um metal reflita praticamente qualquer cor que queiramos," disse Guo.

A aplicação de pulsos de laser muito curtos, mas de alta energia, cria nanoestruturas e microestruturas sobre a superfície do metal. Essas estruturas podem ser construídas de forma a refletir determinados comprimentos de onda, fazendo com que o metal assuma uma cor determinada ou até uma combinação de cores.

Bibliografia:

Artigo: Colorizing metals with femtosecond laser pulses
Autores: Anatoliy Y. Vorobyev, Chunlei Guo
Revista: Applied Physics Letters
Data: 31 January 2008
Vol.: 92, 041914
DOI: 10.1063/1.2834902
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Processos Industriais
  • Fotônica
  • Tintas
  • Metais e Ligas

Mais tópicos